Em sessão realizada na tarde desta sexta-feira, 24, a Câmara Municipal de Patos do Piauí aprovou o Projeto de Lei nº 05/2020, que trata da abertura de crédito especial com recursos provenientes dos governos estadual e federal para que o município reforce o plano de contingência para o enfrentamento do Covid-19.
O Projeto de autoria do Poder Executivo foi votado e aprovado em Regime de Urgência, e abre no orçamento vigente um crédito adicional especial de R$ 116,7 mil.
A sessão foi presidida pelo presidente da Casa, José Hélio dos Santos, e contou com a participação dos demais vereadores, sendo eles, Luiz Evaristo de Sousa, Marlon Costa Oliveira, Zuleide Valdete da Costa, Antônio Rufino Sousa Neto, Adalberto José Lopes, Francisco José da Silva Sobrinho, Luzitânia Dias dos Reis e José Wilson Vieira da Silva.
Todos os parlamentares se pronunciaram e abordaram sobre vários assuntos, dentre eles, a pandemia pelo novo coronavírus, que não tem casos no município, e manisfestaram o desejo de que a doença não chegue a Patos, reforçando ainda a importância do isolamento social como forma de prevenção.
Também houve reivindicações com relação ao roço de estradas, maior cobertura do carro do lixo no povoado Cajueiro, intensificação das ações da saúde no enfrentamento e combate ao coronavírus, e foi cobrado uma melhor distribuição de Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais de saúde, bem como, foi pedido o cumprimento do pagamento dos docentes, que havia sido acordado para o mês de abril.
A sessão foi realizada com a restrição do público. Os vereadores usaram máscaras e utilizaram álcool em gel, atendendo as medidas temporárias de prevenção e enfrentamento ao contágio do Covid–19.