Sábado, 04 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Banner Governo Junho
Conceição do Canindé-PI

Conceição do Canindé-PI

Correspondente do município.

Cidades - Covid-19

Postada em 29/04/2020 ás 15h42 - atualizada em 29/04/2020 ás 16h06

Publicada por: Marina Sousa

Grupo de Promotorias Integradas Regional de Oeiras expede nota à população
Apresentaram uma consolidação das atividades já promovidas pelo MP no enfrentamento ao coronavírus
Grupo de Promotorias Integradas Regional de Oeiras expede nota à população

Foto: Reprodução

O Grupo de Promotorias Integradas no Acompanhamento da Covid-19 – Regional Oeiras elaborou uma nota destinada à população dos 17 municípios atendidos pelas Promotorias de Justiça de Oeiras, Simplício Mendes e Paes Landim. O coordenador do Grupo, Vando da Silva Marques, e seus demais integrantes – promotores de Justiça Emmanuelle Belo, Santiago Júnior e José Sérvio – apresentaram uma consolidação de todas as atividades já promovidas pelo Ministério Público no enfrentamento ao novo coronavírus.

A regional abrange os municípios de Oeiras, Colônia do Piauí, São João da Varjota, São Francisco do Piauí, São Miguel do Fidalgo, Santa Rosa do Piauí, Cajazeiras, Simplício Mendes, Bela Vista do Piauí, Campinas do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Floresta do Piauí, Socorro do Piauí, Ribeira do Piauí, Conceição do Canindé, São Francisco de Assis do Piauí e Paes Landim.

O Grupo informou que foi instaurado procedimento com objetivo de acompanhar os Planos Estadual e Municipais de Contingência e os Planos de Contingência dos Hospitais de referência. Já na tramitação desse processo, houve expedição de recomendação a todos os prefeitos e secretários de saúde dos Municípios abrangidos pela regional, com fins à intensificação da fiscalização dos transportes públicos intermunicipais e interestaduais clandestinos.

Também já foram iniciados 29 outros procedimentos com o propósito de acompanhar as medidas que estão sendo adotadas pelas municipalidades para prevenção, controle e contenção do surto covid-19. Três desses processos têm como objeto o Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC), com vistas a acompanhar o abastecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs), a disponibilidade de testes diagnósticos, a implementação de Plano Operativo Emergencial e a abertura de leitos hospitalares para atender à nova demanda.

O Grupo ainda expediu mais de 20 recomendações sobre variados assuntos: distribuição da merenda escolar, concessão de auxílios assistenciais, limpeza urbana, reorganização do calendário letivo, transparência nas contratações realizadas pelas Prefeituras e funcionamento dos Conselhos Tutelares, entre outros.

Os representantes do Ministério Público na regional reafirmam a importância do distanciamento social, alertando que decretos municipais não podem flexibilizar as restrições estabelecidas nas determinações estaduais para prevenção ao contágio. “Neste delicado momento de emergência sanitária, em que já existem sistemas de saúde entrando em colapso em vários municípios do país, é fundamental que a população local contribua para que os múltiplos esforços até aqui empreendidos para o enfrentamento da pandemia não sejam em vão. Tal contribuição passa, necessariamente, pelo cumprimento das recomendações de distanciamento social estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde”, frisam os promotores de Justiça, na nota.

Confira o texto integra:

Clique aqui para baixar o arquivo Nota à populacão de oeiras, simplício e regiões.pdf

Fonte: MPPI

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium