Domingo, 11 de Abril de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

30°

23° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Ilizianny
Ilizianny Correspondente do município de Floriano
Cidades Floriano
01/05/2020 17h06 Atualizada há 11 meses
Por: Ilizianny

Comitê discute reabertura gradual do comércio em Floriano

Foto: Secom
Foto: Secom

Na manhã desta quinta-feira, 30, o Comitê Gestor de Crise se reuniu mais uma vez para avaliar as medidas de enfrentamento ao Covid-19.

Além dos representantes do comitê, estiveram presentes outras entidades que foram convidadas a participar das discussões. O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, abriu a reunião e destacou as decisões que foram tomadas até aquela data como o aumento dos leitos clínicos em parceria inédita da Secretaria de Saúde com Hospital Regional Tibério Nunes, reforço na distribuição de equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde e campanha de conscientização da população.

Joel Rodrigues lembrou ainda a importância do Comitê para nortear os passos dados no combate a pandemia. "Temos colocado que todas as decisões aqui tomadas não são do Joel, do prefeito, ou de alguns poucos. É um colegiado de representantes das mais diversas áreas. Sociedade civil organizada, técnicos da Saúde, setores empresariais e de classe. Ou seja, uma grande responsabilidade", disse.

Continua depois da publicidade

Diversos pontos foram colocados no encontro, principalmente, a adesão dos florianenses a utilização de máscaras e cuidados com a higiene pessoal. Bem como a fiscalização da vigilância sanitária do município aos estabelecimentos de primeira necessidade que continuaram abertos como supermercados e farmácias e se adequaram às normas vigentes.

O médico Justino Moreira, diretor técnico do Hospital Regional Tibério Nunes, elogiou a atuação da Prefeitura de Floriano na pandemia. A mesma opinião foi do médico infectologista Vinícius Coelho que faz parte da equipe médica plantonista da UBS Funasa que teve horário estendido neste período.

Os representantes da classe logista como CDL e Sindicato do Comércio Varejista também se pronunciaram e trouxeram novas sugestões. Honorato Sérgio, da CDL, admitiu que a postura da prefeitura de Floriano até agora tem sido técnica e muito coerente com a realidade já que tanto o comércio como a rede de saúde tiveram tempo para se estruturar nas últimas semanas. "Estamos vendo o trabalho da prefeitura e temos observado que mesmo com as dificuldades, o empresariado de maneira geral tem sido responsável às medidas de isolamento. Há excessões, mas a maioria tem entendido o momento", destacou.

Baseado no último decreto, onde ficou estipulado o período de 13 de abril a 01 de maio para que todas as empresas pudessem se organizar o Comitê Gestor de Crise resolveu adotar novas medidas de distanciamento social. Desta vez, e pelos próximos quinze dias, Floriano vai passar a utilizar o formato seletivo, onde as atividades de primeira necessidade continuam funcionando e outros setores do comércio retornam de maneira gradual.

Essa proposta foi colocada em votação e aprovada pelo Comitê Gestor de Crise. Um novo decreto será publicado onde vai constar as diretrizes gerais e que setores serão reabertos neste primeiro momento.

Participaram da reunião Comitê Gestor e convidados: o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, o Secretário de Saúde, James Rodrigues, o diretor geral do Hospital Regional Tibério Nunes, Davy Basílio, o diretor técnico do HTN, Justino Moreira, o promotor de justiça, Arimatéa Dourado, o comandante do 3º BPM, Tenente Coronel Inaldo Barros, os médicos, Isadora Lira, Marcus Vinicius Kalume, Conegundes Pereira, Dom Edivalter, Bispo de Floriano, pastor Jairon, Bento Leão Neto, Secretário Municipal de Governo, Cinara Pereira, epidemiologista, Glorismar Barguil, Representante do Conselho Municipal de Saúde, Milessia Mousinho, Diretora Epidemiológica do Município de Floriano, Nilson Ferreira, Secretário Municipal de Comunicação, Kivia Resende, Diretora de Departamento do PSF, Conegundes Gonçalves, presidente do Sincomflor, Honorato Sérgio, presidente da CDL, Jocilana Falcão, presidente do Sindicato dos Comerciários de Floriano.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®