Sábado, 04 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Banner Governo Junho
[email protected]
86 9 9834-2372
Educa Mais Brasil

Educa Mais Brasil

Educa Mais Brasil Notícias sobre inclusão educacional.

[email protected]

86 9 9834-2372

Educação - Educação

Postada em 11/05/2020 ás 08h39 - atualizada em 11/05/2020 ás 14h50

Publicada por: Bruna Sampaio

Inscrições para o Enem 2020 começam nesta segunda-feira
Participante pode optar entre exame impresso ou digital
Inscrições para o Enem 2020 começam nesta segunda-feira

Enem 2020 será realizado na versão impressa e digital (Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão abertas. Os estudantes têm a partir de hoje (11) até o próximo dia 22 para realizar a inscrição, através da página do participante no site do Inep. A grande novidade deste ano é a prova digital. Os participantes devem optar pela versão impressa ou digital no ato da inscrição. O estudante que optar por fazer a modalidade impressa da prova não poderá se inscrever na versão digital, após concluir esse processo, não há possibilidade de alteração.

A prova tradicional tem aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro e, digital, para os dias 22 e 29 de novembro. A estrutura das duas provas será a mesma. No momento da inscrição, o participante deve escolher uma opção de língua estrangeira, que pode ser inglês ou espanhol.

Os estudantes que não conseguiram obter isenção da taxa de inscrição, porque não se enquadram nos critérios que garantem a gratuidade, têm até o dia 28 de maio para pagar o valor da taxa de inscrição que é de R$ 85.

Além da versão digital do exame, este ano o Enem apresenta outra novidade, que é a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição. A imagem vai ser utilizada para auxiliar na identificação durante a aplicação da prova.

Isenção do Enem

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os estudantes que se enquadrarem nos critérios incluídos nos editais publicados, mesmo sem ter conseguido fazer o pedido de isenção durante o período estipulado, terão a gratuidade garantida. O regulamento é válido para os alunos que optarem para as duas modalidades do exame, inclusive, para os isentos em 2019 que faltaram os dois dias de prova e não conseguiram justificar ausência.

Sendo assim, para o Enem 2020, estarão isentos os candidatos que:

Estão cursando a última série do ensino médio este ano, independentemente da modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; Tenham feito todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, e tenham renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio; Declaram estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, porque fazem parte de família de baixa renda e estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Todas as informações a respeito do Exame, consulta sobre os resultados de pedidos de recurso para taxa de inscrição e outras questões, estão disponíveis no site do Enem, na Página do Participante ou no aplicativo.

 

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium