A Secretária Municipal de Saúde de Esperantina-PI, Elizangela Carvalho Amorim, publicou nas redes sociais um oficio convocando todos os agentes de saúde e agentes de combate as endemias para atuarem nas barreiras sanitárias nas entradas da cidade quando necessário.
De acordo com o oficio, ficam convocados todos os profissionais lotados na Secretaria Municipal de Saúde, inclusive Agente de Saúde e Agente de Endemias, para constituírem as equipes de profissionais que atuarão nas barreiras sanitárias, a fim de evitar a transmissão e combater o coronavírus.
Os servidores que descumprirem a escala de trabalho poderão sofrer sanções administrativas e criminais, com a alegação de descumprimento de dever funcional e abandono de cargo.
A gestora usou como base para a convocação dos servidores o Decreto Municipal nº 186/2020, que estabelece estado de calamidade em todo município de Esperantina, bem como as recomendações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
O fato que está deixando muitos servidores insatisfeitos foi que a ação da prefeitura não foi combinada com os profissionais.
Nem mesmos os agentes de saúde que estão no grupo de risco da COVID-19 foram dispensados para atuar nessas barreiras.