Quarta, 27 de maio de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Campanha app Governo do PI
[email protected]
86 9 9834-2372
R10 Utilidade Pública

R10 Utilidade Pública

Utilidade pública Tudo sobre utilidade pública.

[email protected]

86 9 9834-2372

Concursos - Restituição

Postada em 13/05/2020 ás 08h39 - atualizada em 13/05/2020 ás 09h03

Publicada por: Francine Dutra

IBGE vai devolver taxa de inscrição do concurso para o censo 2020
Os candidatos que se inscreveram para mais de um cargo receberão os valores de forma consolidada.
IBGE vai devolver taxa de inscrição do concurso para o censo 2020

Foto: Reprodução

O IBGE começará, a partir do dia 19 de maio, a restituir a taxa de inscrição aos candidatos do processo seletivo simplificado para o Censo 2020. A devolução será realizada por meio do aplicativo Carteira Digital bB, do Banco do Brasil, disponível gratuitamente para celulares com sistema android ou iOS. Com o adiamento do Censo para 2021 em função da pandemia de Covid-19, a seleção para contratar temporariamente 208.695 pessoas foi cancelada em 17 de março.

Não é preciso ser correntista do banco para receber no aplicativo, que funciona como uma carteira digital. Os candidatos que se inscreveram para mais de um cargo receberão os valores de forma consolidada.

O órgão alerta que candidatos com dados inválidos na inscrição ou CPF com restrição na Receita Federal receberão o valor somente após regularização através do aplicativo. E que os menores de idade que fizeram a inscrição terão que indicar uma pessoa maior de idade para receber valor a ser devolvido. E, alguns candidatos podem não estar habilitados a receber a devolução automaticamente. Sendo assim, deverão indicar banco, agência e conta para crédito.

Nesses casos, o IBGE, através de sua central de atendimento telefônico, entrará em contato com os candidatos.

Como receber

Já os candidatos que não possuem qualquer das pendências descritas ou que porventura já tenham regularizado sua situação poderão, a partir do dia 12/05, solicitar a devolução do valor da taxa de inscrição por meio do aplicativo “Carteira Digital bB”. Veja como funciona:

1. Baixar, em smartphone (celular), a Carteira Digital bB, por meio dos serviços de loja de aplicativos android ou IOS.

2. A Carteira Digital bB não é conta corrente e nem conta poupança. Ela tem apenas uma conta de pagamento digital do Banco do Brasil vinculada à transferência do valor correspondente.

3. A Carteira Digital bB não cobra nenhum tipo de taxa ou tarifa para pagamentos, transferências ou saques.

4. Após baixar a “Carteira bB” na loja de aplicativos, toque em “Criar carteira bB” e em seguida preencha o cadastro com CPF, nome completo, data de nascimento e número do seu celular.

Observação: Caso apresente erro no cadastro, isso indica que o seu CPF não está apto a receber pela Carteira Digital bB. Nesse caso, entre em contato com o IBGE para providências. Apenas BENEFICIÁRIOS com CPF em situação regular poderão completar a instalação da Carteira Digital Bb e receber os valores correspondentes.

5. Após o cadastro, toque na opção RECEBER na tela inicial do App e responda algumas perguntas de segurança de acordo com o seu cadastro feito no ato da inscrição. Após isso, confira o valor a ser recebido e click em CONFIRMAR.

Pronto: o dinheiro já estará disponível em sua conta da Carteira Digital bB. Você pode sacar seu dinheiro nos mais de 42 mil caixas eletrônicos do Banco do Brasil, transferir para uma conta do Banco do Brasil, fazer uma TED para uma conta de outro banco, transferir para um contato que esteja cadastrado no seu celular e que também tenha a Carteira Digital ativa, realizar pagamentos com código de barras ou em estabelecimentos credenciados. Qualquer dessas operações pode ser realizada sem nenhuma cobrança de taxa.

6. Cabe ao Beneficiário, conferir os dados relativos à operação. Não se esqueça de que o uso da senha é pessoal e de sua integral responsabilidade.

7. Não serão autorizadas as aquisições de bens e serviços em valores superiores ao saldo disponível na Carteira Digital bB.

8. O IBGE e o Banco do Brasil não se responsabilizarão em caso de compartilhamento de senhas pelos beneficiários a terceiros.

9. Em relação aos candidatos menores de idade ou outros que informarem dados de terceiros para recebimento, o IBGE não se responsabiliza caso o valor do reembolso não seja repassado pelo preposto para o candidato interessado, sendo de total responsabilidade do candidato o fornecimento das informações e não cabendo reclamação posterior quanto ao não recebimento de valores no caso citado.

Canais de Atendimento Carteira Digital bB:

- Telefone 0800 729 5293

- Chat a ser disponibilizado no próprio aplicativo, na seção de ajuda

- E-mail: [email protected]

- Site https://www.carteirabb.com.br, onde estão disponíveis vários tutoriais

Canais de Atendimento IBGE:

- Telefone 0800 721 8181

- E-mail: [email protected]

Fonte: IBGE

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium