Domingo, 28 de Novembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

28°

25° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Maternidade
R10 Maternidade
Acompanhe as principais notícias sobre Maternidade.
Entretenimento Menino ou menina?
14/05/2020 13h23 Atualizada há 2 anos
Por: Marina Sousa

Chá Revelação: Confira ideias criativas para anunciar o sexo

Tendência no Brasil e em várias partes do mundo, o chá revelação veio para ficar. Essa é uma excelente opção de interação entre mamães, papais, amigos e familiares nesse momento tão especial.

Ainda assim, algumas dúvidas sempre aparecem na hora de organizar um chá revelação: Como funciona na prática? É o mesmo que Chá de Bebê? E Chá de Fraldas, é o quê? Com quanto tempo de gestação deve ser realizado?

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pode ser uma verdadeira loucura ter que lidar com tantas perguntas. Mas não precisa ser assim! Elaboramos um conteúdo completo sobre o assunto.

Quer saber mais? Então, as próximas linhas foram feitas para você. Boa leitura!

Como planejar o chá revelação?

Antes de qualquer coisa, será preciso entender em qual modalidade o chá será feito: revelação parcial; ou revelação completa.

Na primeira opção, os pais sabem qual o sexo do bebê e são eles os responsáveis por revelar essa informação aos amigos e familiares no dia do evento. São eles também, os responsáveis pela organização, ou por contratar profissionais para isso.

Já na segunda opção, que é mais utilizada, os pais também não sabem qual o sexo do bebê. Sendo assim, será preciso nomear um “guardião do segredo”, a pessoa que ficará responsável por todo o planejamento do evento, bem como pela revelação mais aguardada por todos: o sexo do bebê.

Encontre alguém de confiança

Partindo da ideia de que a opção escolhida por você foi a segunda (revelação completa), o primeiro passo é encontrar alguém de confiança para a missão.

Pode ser a irmã, a cunhada, a melhor amiga ou até aquela prima meio distante: o mais importante é que essa pessoa realmente consiga guardar esse precioso segredo a sete chaves e, claro, que seja organizada e prestativa.

Crie a lista de presentes

Como o chá revelação é novidade aqui, alguns convidados podem ficar em dúvida sobre a necessidade de levar ou não presentes, ou ainda, sobre quais as melhores opções nesses casos. Como não há necessariamente um consenso em relação a isso, essa decisão vai depender de alguns fatores, como: se os pais querem, ou precisam, desses presentes; ou ainda se haverá a realização de um Chá de Fraldas ou Chá de Bebê posteriormente;

Para não restar dúvidas, deixe essa informação o mais clara possível nos convites. Ao optar pelos presentes, peça itens de higiene, como lenços umedecidos, sabonete líquido e fraldas — elas são sempre úteis.

Porém, se estiver planejando realizar um Chá de Fraldas ou um Chá de Bebê em outro momento, seria mais interessante deixar a lista de presentes separadas por eventos ou conforme a sua necessidade.

Marque a data

O mais indicado é esperar um pouco para realizar o chá revelação, entre a 16ª e 20ª semana. A partir daí, há menos chance de o bebê estar em uma posição diferente e dificultar a identificação do sexo.

Vale lembrar que quem faz a sexagem fetal tem o resultado a partir da 8ª semana. Então, o chá revelação pode ser marcado antes da indicação.

Analise ainda, a disponibilidade das pessoas que você gostaria que estivessem presentes nesse momento único para não correr o risco de faltar ninguém.

Faça os convites

A etapa de confecção dos convites deverá ser feita em duas etapas: lista de convidados; e elaboração e envio dos convites.

Para os mais caseiros e intimistas, pode ser interessante endereçar os convites apenas para as famílias e amigos mais próximos. Já para os papais mais festeiros, uma grande festa pode ser uma boa opção.

Na etapa de elaboração, será preciso adicionar algumas informações importantes aos convites, como: data e horário — que citamos no tópico anterior; local no qual o evento será celebrado; e, se houver lista de presentes no convite.

Veja ideias para os convites

Ideia para convite é o que não falta atualmente. Por esse motivo, pode ser difícil escolher apenas um, entre tantas opções incríveis, não é mesmo? A gente vai tentar facilitar esse processo, tudo bem? Olha só!

formatos diferenciados: fralda, roupinhas, gravata e laço, carrinho de bebê, caixa surpresa e até interrogação;

interativos: com espaço para sugestão de nomes ou uma votação (menino ou menina) para ser usado durante o evento;

digitais: também é possível fazer convites totalmente digitais ou organizar um evento no Facebook convidando apenas a família e os amigos para o evento.

No geral, todos esses convites têm algo em comum: as cores que, na maioria das vezes, são compostos por: rosa e azul. De qualquer forma, essa é uma escolha muito pessoal e é sempre possível inovar. Ou seja, use e abuse da criatividade!

Como montar a decoração do Chá Revelação

Com os convites entregues e a data do evento se aproximando, é necessário planejar e montar a decoração. Para isso, vamos às dicas!

Escolha das cores

As cores mais tradicionais do chá revelação são azul e rosa. Assim como na sugestão para os convites, também é possível usar essas cores na decoração dividindo-as entre os tons para criar um “ar” de dúvida entre os presentes. Também é possível escolher tons mais neutros ou temas que não sejam considerados “de menina” ou “de menino”. Por exemplo: tons pastel para criar um ambiente muito delicado e acolhedor; dourado e/ou prateado, para ambientes mais descolados;

Sendo assim, a cor que indicará o gênero do bebê pode ficar restrita apenas à revelação. Mais uma vez, a criatividade é sua melhor aliada.

Comidinhas

A escolha das comidinhas dependerá do horário em que o chá revelação vai acontecer. Se for à tarde, podem ser combinados minissanduíches e docinhos, cupcakes e brigadeiros, que levem as cores da decoração em sua composição.

Essa escolha deve sempre levar em conta a quantidade de convidados, o horário da festa e seu orçamento. 

Lembrancinhas

Apesar de não ser tradição, você pode incluir lembrancinhas no chá revelação. Aproveite para escolher doces e balas que combinem com a decoração, ou ainda, personalizar de uma forma totalmente diferente de tudo o que já foi visto por aí.

Algumas lembrancinhas mais tradicionais são: docinhos decorados e recheados com a cor relacionada ao sexo do bebê; caixinhas personalizadas que podem ser usadas posteriormente para decoração; enfeites fofos com formatos de sapatinhos, entre outros.

Finalmente! Como revelar o sexo do bebê?

Agora sim! O momento mais esperado do evento: a revelação. Embora existam inúmeras maneiras de tornar esse acontecimento muito especial e inesquecível, a escolha de como fazer isso acontecer deve estar pautada na personalidade dos pais. Quer algumas dicas para se inspirar? Aí estão elas!

Bolos coloridos

A maneira mais clássica de revelar o sexo do bebê é com um bolo com o recheio da cor azul ou rosa. Pode ser recheado, colorido ou com confetes no meio, que conte a novidade na hora de cortar. Uma deliciosa surpresa colorida!

Caixa de balões

Uma maneira bem divertida de contar a novidade é usar balões com as cores do sexo do bebê. A revelação funciona assim: os balões ficam escondidos dentro de uma grande caixa surpresa que, no momento certo, será aberta pelos pais. A cor predominante nos balões, que sairão voando por aí, indica o sexo do bebê.

Balão com confetes

Também conhecido como piñatas, também pode ser bem divertido usar esse grande balão com confetes ou lantejoulas coloridas no chá revelação. Na hora do estouro é que vem a notícia. Imagina só a alegria!

Estourando o balão

Outra boa ideia para o chá revelação com balão é criar uma placa de madeira ou cortiça e colocar balõezinhos para o casal estourar na hora de revelar o sexo do bebê. Em um dos balões, a pessoa responsável pelo segredo coloca papéis coloridos ou lantejoulas com a cor escolhida. 

E como brincar? Veja algumas ideias

Mas o que fazer antes da revelação? Além do bate papo habitual e das comidinhas deliciosas, pode ser bem interessante incluir algumas brincadeiras. Conheça algumas delas a seguir!

Votação entre os convidados

Para animar o chá revelação, que tal preparar um “bolão” entre os convidados para ver quem acerta no palpite? Logo que chegarem, todos os convidados participam da brincadeira e recebem um item para sinalizar a escolha. Depois da revelação, quem acertou pode ganhar um presente especial!

Sugestões de nomes

Outro jeito de incrementar o jogo da adivinhação é incluir sugestões de nomes para o bebê. Essa é uma forma de mostrar que a opinião dos amigos e familiares importa muito para o casal, já que os convidados podem ajudar na escolha do nome.

 

Com quem o bebê se parece

Será que o bebê é a cara da mamãe ou do papai? Vocês podem montar um jogo com fotos dos dois e cortá-las para que cada convidado monte a “carinha” do bebê. Quem sabe até investir naqueles aplicativos que fazem essa combinação para depois analisar qual convidado chegou mais perto da previsão?

Jogo das tradições

Uma boa forma de entreter os convidados e animar seu chá revelação é fazer um quiz com os mitos mais comuns sobre o gênero do bebê, como: enjoo matinal só acontece em gravidez de menina, desejo por alimentos azedos ou salgados revela gravidez de menino, e por aí vai. Quem acertar pode conquistar um prêmio!

Fonte: Bebê Mamãe
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp