Sexta, 22 de Janeiro de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

26°

22° 30°

Teresina - PI

Últimas notícias
Histórias do Piauí
Histórias do Piauí
Histórias que marcam o Estado.
Piauí Histórias do PI
18/05/2020 16h15
Por: Bruna Sampaio

Conheça a história da Gruta da Betânia, santuário religioso

A gruta foi construída em 1948, mas sua história começou bem antes

Arquidiocese Teresina
Arquidiocese Teresina

A Gruta da Betânia é um belíssimo Santuário Religioso localizado nas margens da BR-316, a 50 Km de Teresina, entre os municípios de Lagoa do Piauí e Monsenhor Gil.

A gruta foi construída em 1948, mas sua história começou bem antes, na Segunda Guerra Mundial, quando o Frei Italiano Vittorino fez uma promessa: se sobrevivesse à guerra construiria um templo para agradecer a Deus. Frei Vittorino escapou com vida e logo após o fim da guerra foi enviado, como padre, ao Brasil, mais precisamente para o município de Lagoa do Piauí.

Ele foi recebido com um almoço oferecido por Meli Noronha, proprietária da fazenda Betânia (local onde foi erguida a Gruta). Foi durante esse encontro que o então padre contou sua promessa e o receio de não conseguir cumpri-la por não possuir condições financeiras. Dona Meli ofereceu então parte de sua fazenda para abrigar o templo e reuniu moradores da região para ajudarem com o que tivessem.

Continua depois da publicidade

A gruta foi erguida pelas mãos dos moradores, com material doado. Os santos que lá se encontram foram construídos pelo próprio Frei, que também era arquiteto. A homenagem à Nossa Senhora de Lourdes se deve à devoção que dona Meli tinha à santa.

O local bastante visitado por Turistas, romeiros, devotos de Nossa Senhora de Lourdes e outros que buscam em Lourdes a cura para diversas enfermidades. São visitantes das mais diversas cidades do Piauí e demais estados vizinhos.

Fonte: Arquidiocese Teresina
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®