Quinta, 20 de Março de 2025
Portal R10
Quinta, 20 de Março de 2025
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 Pet
R10 Pet
Tudo sobre o mundo dos pets.
Geral Cuidados
19/05/2020 09h59 Atualizada há 5 anos
Por: Redação

Pets: confira os cuidados durante a gestação de cães e gatos

O período de gestação de cães e gatos é marcado por inúmeros cuidados que devem ser tomados pelos tutores para que a saúde da fêmea, como dos filhotes, seja resguardada. Com isso, a médica-veterinária e gerente de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil, Natália Lopes, alerta para algumas questões.

De acordo com ela, a primeira e mais importante observação, antes mesmo da fêmea ficar prenha, é que ela esteja saudável, assim como o par para o cruzamento. Uma condição essencial para que a ninhada tenha um bom começo de vida.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A questão é de extrema importância em ser pontuada, pois a gestação de uma gata, por exemplo, dura, em média, 65 dias e durante os primeiros dois terços deste período, o corpo do animal concentra-se em ganhar gordura para desenvolver os filhotes e realizar a produção de leite.

Já na reta final, de acordo com a médica-veterinária, a fêmea pode apresentar mudanças no comportamento, principalmente aos atos alimentares. “É comum que a fêmea coma menos nesta fase porque os filhotes acabam comprimindo um pouco o estômago”, explica Natália.

Segundo a profissional, uma boa alimentação durante a gestação ajuda a garantir a saúde da mãe e o bom desenvolvimento dos filhotes. Uma cadela ou gata prenha, por exemplo, precisa de até 30% a mais de energia nesta fase, pois “os nutrientes ajudam na formação do feto e na produção do leite”. Por isso, é fortemente recomendado que um Médico-Veterinário acompanhe todo o pré-natal e faça a indicação mais apropriada para o momento e condição de saúde.

Para a chegada dos filhotes, a veterinária salienta que é necessário preparar adequadamente um espaço, confortável e devidamente esterilizado. O local, ou caixa de parto, deverá ser revestido por um material absorvente descartável ou lavável (como jornal em tiras, papel toalha, toalhas, tapete higiênico) e aconchegante. "Pode-se disponibilizar mais de uma caixa para as gatas muito seletivas. O ambiente deve ser extremamente tranquilo, livre de “curiosos”, além de ter uma temperatura agradável e umidade apropriada", finaliza.

Fonte: Cães e Gatos
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp