Quinta, 01 de outubro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Camanha ProPiauí Julho
Coivaras

Coivaras

Correspondente do município de Coivaras.

Cidades - Nota ao público

Postada em 20/05/2020 ás 12h42 - atualizada em 20/05/2020 ás 14h53

Publicada por: Marina Sousa

Covid-19: Prefeitura de Coivaras divulga nota sobre caso de paciente
Prefeitura emitiu nota de esclarecimento sobre o relatório de casos de Covid-19 no município
Covid-19: Prefeitura de Coivaras divulga nota sobre caso de paciente

Foto: Reprodução

A secretaria de Saúde de Coivaras divulgou nota esclarecendo acerca dos fatos que estão sendo veiculados através dos meios de comunicação e redes sociais sobre o segundo caso registrado de covid-19 no município. 

Na nota, o médico responsável pelo monitoramento dos casos de coronavírus em Coivaras, Dr. Carlos Filho, ressalta sobre uma paciente que havia chegado da cidade de São Paulo no dia 28/04/2020 e apresentou sintomas, foi submetida no dia 12/05/2020 a testes imunológicos no qual o resultado apresentou positivo para a covid-19, e no resultado no PCR foram falso-negativo. Ele esclarece que cerca de 20% dos testes PCR dão falso-negativo, ou seja, a cada 5 pessoas que fazem o teste mesmo tendo COVID-19, um destes será negativo.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria de Saúde de Coivaras vem adotando todas as recomendações do Ministério da Saúde. Recebemos na UBAS de nosso município uma paciente com sinais e sintomas de COVID-19, destes com 2 sinais de gravidade (taquidispneia e baixa saturação de oxigênio) conforme Protocolo do Ministério da Saúde. A paciente realizou teste imunológico no qual o resultado foi positivo. Encaminhada imediatamente ao hospital de referência, sendo necessário internação com suporte de oxigênio por 3 dias.

Mantivemos o monitoramento da paciente e familiares desde a admissão em nosso serviço. Na ocasião da alta hospitalar, onde foi ratificado o diagnóstico de COVID-19, saiu com receita de Azitromicina e Hidroxicloroquina, medicações adotadas para coronavírus em alguns serviços.  A mesma paciente recebeu o resultado do teste PCR que veio negativo, entretanto pela história clínica epidemiológica e teste rápido positivo não podemos descartar coronavírus. Ressaltamos que cerca de 20% dos testes PCR dão falso-negativo, ou seja, a cada 5 pessoas que fazem o teste mesmo tendo COVID-19, 1 destes será negativo.

Manteremos em Coivaras um trabalho baseado na ética e nos referenciando em protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde brasileiros e internacionais. Lamentamos o uso político na tentativa de atrapalhar o trabalho que estamos realizando no combate à COVID-19.

 

Dr. Carlos Rosado, médico responsável pelo monitoramento dos casos de Coronavírus em Coivaras-PI

Dr. Carlos Rosado Filho - CRM/PI 7442

 

 

 

 

 

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium