Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.
Política Destaques do dia
21/05/2020 09h13 Atualizada há 4 anos
Por: Jornalista Milton Atanazio

21 de maio - Quinta-feira - Destaques do dia - Coluna Foco na Política

Novo secretário de Cultura?Mario Frias — Foto: Reprodução / Instagram

Mario Frias — Foto: Reprodução / Instagram

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado
Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado

Jair Bolsonaro se reuniu com o ator Mário Frias, cotado para assumir a Secretaria de Cultura no lugar de Regina Duarte - que vai para para a Cinemateca Basileira. O presidente convidou o ator, que aceitou. Mas falta a nomeação ser publicada no Diário Oficial da União.

Videoconferência com governadores

O presidente Jair Bolsonaro fará uma videoconferência com governadores hoje pela manhã, para discutir o projeto que prevê ajuda financeira a estados e municípios. Os governadores esperam que o presidente vete o trecho da lei que abre espaço para reajuste salarial de servidores públicos.

Ajuda de R$ 600 — Foto: Marcos Santos / USP Imagens

— Foto: Marcos Santos / USP Imagens 

A Caixa paga hoje novos lotes do auxílio emergencial, tanto da primeira parcela, para novos aprovados, quanto da segunda, para quem recebeu a anterior até 30 de abril. Veja quem recebe:

  • 2ª parcela: 5,3 milhões trabalhadores inscritos no Cadastro Único ou que se cadastraram através do aplicativo e do site, nascidos em março e abril e que receberam a 1ª parcela até 30 de abril;
  • 2ª parcela: 1,9 milhão beneficiários do Bolsa Família cujo NIS termina em 4;
  • 1ª parcela: nascido em março do novo lote de aprovados da ajuda

Bares e restaurantes em apuros

Com as portas fechadas e trabalhando apenas com entregas em boa parte do país, bares e restaurantes lutam para não fechar definitivamente. E assim como diversos setores, têm encontrado dificuldades para conseguir crédito e manter as contas em dia, apesar dos programas de financiamento já lançados pelo governo. Associação aponta 81% dos estabelecimentos que buscaram crédito não conseguiram. Abrasel indica ainda que 78% das empresas do setor precisaram renegociar o contrato de aluguel, e 62% estão com dificuldades para repor os estoques.

5 milhões de casosMundo registra 5 milhões de casos de novo coronavírus, aponta universidade — Foto: Reprodução / Site Johns Hopkins University (JHU)

Mundo registra 5 milhões de casos de novo coronavírus, aponta universidade — Foto: Reprodução / Site Johns Hopkins University (JHU)

Os casos de coronavírus no mundo superaram os 5 milhões, de acordo com o monitoramento da Universidade Johns Hopkins. O levantamento mostra também mais de 328 mil mortos em todo o planeta.

Educação 'faz de conta'Sala de aula vazia em escola pública de Alagoas — Foto: Valdir Rocha

Sala de aula vazia em escola pública de Alagoas — Foto: Valdir Rocha

Alunos da rede pública de todo o Brasil vivem a sensação de que 2020 será um ano perdido em suas trajetórias escolares. Estudantes, pais e professores narram um "apagão" do ensino público em meio à pandemia. Em 7 estados e no DF, aula remota não vai contar para o ano letivo. Redes estaduais e municipais relatam improviso com aulas via WhatsApp e em outras ferramentas. Alunos sofrem com falta de internet e equipamentos. Entenda o drama de quem quer estudar.

Transparência em tempos de pandemia

Os governos de Roraima e São Paulo são os menos transparentes na divulgação dos contratos emergenciais feitos durante a pandemia de Covid-19, mostra ranking inédito divulgado pela Transparência Internacional. Entre as capitais, o pior índice é o da Prefeitura de Belém. Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás e Paraná aparecem com uma avaliação ótima. Veja o estudo.

Responsabilidade de agente público

O Supremo Tribunal Federal (STF) continua hoje a análise das sete ações que questionam a medida provisória que, na prática, pode livrar de responsabilidade agente público sobre eventuais equívocos ou omissões nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus. A sessão deve ser retomada com o voto do ministro Alexandre de Moraes. Ontem, o relator, ministro Luís Roberto Barroso, votou por manter a validade da MP.

Mortes nas favelasPainel de grafite informativo feito em residência do Complexo da Maré — Foto: Divulgação / Frente de Mobilização da Maré

Painel de grafite informativo feito em residência do Complexo da Maré — Foto: Divulgação / Frente de Mobilização da Maré

As 174 mortes por coronavírus de moradores de favelas da cidade do Rio, segundo dados reunidos pelo Voz das Comunidades até ontem, já ultrapassam o número de óbitos por Covid-19 de 15 estados. O estado do Rio é o segundo da federação com mais mortes, num total de 3.237, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atrás apenas de São Paulo. 

UruguaiHomem e menina passeiam pela Rambla, o calçadão da orla de Montevidéu — Foto: Eitan Abramovich/AFP

Homem e menina passeiam pela Rambla, o calçadão da orla de Montevidéu — Foto: Eitan Abramovich/AFP

Se existe um oásis na pandemia do novo coronavírus na América do Sul ele fica no Uruguai. Sem ter imposto uma quarentena obrigatória, o governo do presidente Luis Lacalle Pou conseguiu estabilizar o número de casos em 738 e 20 mortos, tornando-se modelo no continente. Entenda no Blog da Sandra Cohen.

Lives de hojeIza, Manu Gavassi e Ferrugem fazem lives nesta quinta-feira (21) — Foto: Divulgação

Iza, Manu Gavassi e Ferrugem fazem lives nesta quinta-feira (21) — Foto: Divulgação

Show para ver em casa nesta quinta-feira: Iza, Manu Gavassi, Ferrugem, César Menotti & Fabiano, Letrux, Jau, Joanna com Padre Reginaldo Manzotti e Mart'nália com Celso Fonseca. Veja a lista e como assistir.

E mais:

Entrevista ao G1: Iza lança ‘Be the one’, música de campanha da ONU, e fala sobre primeira live e planos para segundo álbum.

Curtas e Rápidas:Bella Luna e Nala 'lutam' ao vivo atrás da jornalista Doris Bigorna — Foto: Reprodução/Twitter/Nikki Bigorna

Bella Luna e Nala 'lutam' ao vivo atrás da jornalista Doris Bigorna — Foto: Reprodução/Twitter/Nikki Bigorna

Previsão do tempo

Fonte: g1
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp