Terça, 18 de dezembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
[email protected]
(86) 981779238
Joaquim Pires-PI

Joaquim Pires-PI

João Victor Correspondente do município.

[email protected]

(86) 981779238

Cidades - Saúde

Postada em 06/10/2017 ás 09h29 - atualizada em 06/10/2017 ás 11h14

Publicada por: João Victor

Secretaria de Saúde em parceria com CEIR entrega órtese e cadeira de rodas a paciente
O pequeno Davi recebeu a tão sonhada cadeira de rodas.
Secretaria de Saúde em parceria com CEIR entrega órtese e cadeira de rodas a paciente

Davi recebe a tão sonhada cadeira de rodas.

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Centro Integrado de Reabilitação – CEID, entregou na manhã de segunda-feira, (25/09) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Joaquim Pires, a entrega de uma órtese e cadeira de rodas ao paciente Davi Rickardo Silva, de 5 (cinco) anos de idade. O pequeno da Davi nasceu tetraplégico; não consegue movimentar braços e pernas.

De acordo com a secretária de Saúde, Socorro Machado, o trabalho só pode ser feito graças à parceria com Centro de Reabilitação e com empenho do Prefeito Genival Bezerra que se sensibiliza cada dia que passa com a questão da saúde do município.

A mãe do beneficiado, Antônia Silva, ressaltou o atendimento da saúde em favor da reabilitação do seu filho. “A cinco anos tenho o Davi e eles (equipe da saúde) sempre fizeram de tudo pelo meu filho, e agora a condição de vida do Davi mudará com certeza com a chegada dessa cadeira” disse Antônia.

A Coordenadora do PSF, Thaís Araújo fala da emoção de fazer parte desse momento. “É uma alegria muito grande participar desse momento e ver a alegria dessa família recebendo essa cadeira totalmente adaptada, e vamos continuar avançando e melhorando cada vez mais porque esse é o nosso compromisso” disse a coordenadora.

O Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) é a segunda etapa do Complexo Estadual de Reabilitação em Saúde e Educação e é uma realização do Governo do Estado do Piauí com apoio do Governo Federal. Sua concepção e forma de gestão foram inspiradas em experiências bem sucedidas no Brasil, como a AACD (Associação de Atendimento à Criança com Deficiência) e o CRER (Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santílio) de Goiânia, Goiás).

Como ter acesso ao CEIR:

SECRETARIA DE SAÚDE PARA SOLICITAR É MUITO FÁCIL: ENTREGUE A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA NA SECRETARIA DO SEU MUNICÍPIO, OU, NO CASO DE TERESINA, NA CENTRAL DE REGULAÇÃO DO SUS, E AGUARDE O CONTATO DO CEIR.

Abaixo, o passo a passo de todo o fluxo de solicitação junto à Oficina Ortopédica do CEIR, para compreensão de pacientes, médicos, Secretarias de Saúde e profissionais da saúde de uma forma geral.

FLUXO PARA SOLICITAÇÃO

1º Passo – Procure a Unidade de Saúde mais próxima de seu município e faça uma consulta com um médico do PSF ou credenciado pelo SUS. Havendo indicação, o médico fará a solicitação da órtese, prótese, cadeira de rodas ou outros meios auxiliares de locomoção.

2º Passo – Anexe à solicitação do médico cópia dos seguintes documentos:a) CPF e RG b) Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde) c) Comprovante de Residência com CEP e) Informe pelo menos um número de telefone para contato

3º Passo Quem mora em Teresina • Entregue toda a documentação na Central do SUS-Teresina, no seguinte endereço: Rua Governador Artur de Vasconcelos, 730- Bairro Piçarra. Telefone – (86) 3222-0649 FAX – (86) 3221-9053. • A Central do SUS encaminha o pedido ao CEIR Quem mora no interior do Piauí • Entregue toda a documentação na Secretaria de Saúde do seu município; • A Secretaria Municipal de Saúde envia a documentação para a CERAS – Central de Regulação e Assistência à Saúde; • A CERAS encaminha o pedido à Central do SUS. • A Central do SUS encaminha o pedido ao CEIR.

4º Passo - O CEIR entra em contato com o paciente ou com a Secretaria Municipal de Saúde informando o dia e hora da primeira consulta para produzir a órtese, a prótese, ou adaptar a cadeira de rodas (se for o caso), e/ou outros meios auxiliares de locomoção.

Quais os passos do atendimento no CEIR?

O processo de avaliação para ingresso no CEIR começa com a análise da ficha encaminhada pela família do paciente. Os pacientes selecionados serão cadastrados e convocados para a triagem, segundo a ordem de envio da solicitação de atendimento. Após a triagem a pessoa passa para a avaliação inicial que indica se ela tem o perfil do atendimento oferecido pelo CEIR e, se aceita, é realizada uma consulta mais apurada com especialistas, seguida de uma avaliação global multiprofissional. Nesta avaliação são traçadas as linhas de um programa individualizado que define quais os atendimentos necessários que vão compor o tratamento de cada paciente.

Durante todo o processo terapêutico, os profissionais envolvidos avaliam o tratamento em reuniões clínicas, tendo como meta a evolução e a reintegração familiar, social e profissional dos pacientes.

Toda pessoa com deficiência física deve ser encaminhada ao CEIR?

Não. O Governo do Piauí está estruturando a Rede Estadual de Reabilitação para descentralizar o atendimento, levando esses serviços para mais perto da população, de Norte a Sul do Estado. Serão 32 centros de reabilitação de nível I (serviço de fisioterapia) e 2 centros de nível II(serviço de fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia), segundo as normas do Ministério da Saúde. Além dos serviços de reabilitação adequados e especializados, a Rede vai ajudar disseminar informações e orientações, prevenir e minimizar deficiências, além de evitar que tanto as pessoas com deficiência como seus familiares se desloquem até a capital. Dependendo do estágio e características da deficiência, o paciente até pode iniciar seu programa de reabilitação no CEIR, mas, já numa segunda etapa, pode continuar o seu tratamento na unidade da Rede Estadual de Reabilitação mais perto do seu domicílio. Fonte: CEID

Quais os serviços oferecidos pelo CEIR?

O CEIR oferece um atendimento multi e interdisciplinar nas áreas de: Arte-TerapiaAssistência SocialEnfermagemEspecialidades MédicasFisioterapiaTerapia OcupacionalFonoaudiologiaHidroterapiaMusicoterapiaNutriçãoOdontologiaPedagogiaProdução e Adaptação de Órteses/PrótesesPsicologiaReabilitação Desportiva

Quais as patologias que podem ser tratadas no CEIR?

- Amputados- Doenças Neuromusculares,- Lesão Medular- Lesões Encefálicas Adquiridas (causadas por Traumatismo Crânio-Encefálico, Acidente Vascular Encefálico, Anóxia Cerebral, Tumores Cerebrais e Infecções no Sistema Nervoso)- Malformações Congênitas- Mielomeningocele- Paralisia Cerebral- Seqüelas de Poliomielite

Fonte: CEID

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium