Quarta, 21 de Outubro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

38°

24° 40°

Teresina - PI

Últimas notícias
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.
Política Geórgia
26/05/2020 10h29 Atualizada há 5 meses
Por: Jornalista Milton Atanazio

Geórgia comemora data nacional

A República Democrática da Geórgia comemora sua data nacional hoje (26 de maio)

O embaixador David Salomônia e a embaixatriz Olena Terentieva que estão no Brasil desde agosto de 2017, registram a importante data nacional da Geórgia
O embaixador David Salomônia e a embaixatriz Olena Terentieva que estão no Brasil desde agosto de 2017, registram a importante data nacional da Geórgia

Por Milton Atanazio

O Brasil passa por uma crise sanitária, em meio à pandemia do Covid-19. As embaixadas instaladas em Brasília, seguem as recomendações das autoridades locais, evitando o agrupamento de pessoas, diante deste grave quadro epidêmico.

A República Democrática da Geórgia comemora sua data nacional hoje (26 de maio). O embaixador David Salomônia e a embaixatriz Olena Terentieva que estão no Brasil desde agosto de 2017, registram a importante data nacional da Geórgia.

História:

Com a queda da União Soviética, a independência da Geórgia foi proclamada em 9 de abril de 1991, porém a data nacional é 26 de maio porque então foi eleito o primeiro presidente.

A Geórgia, apesar de sua idade, um pouco mais do que 100 anos como uma república, é um país antigo, cujas raízes remontam à época de antes de Cristo. Portanto, ao longo dos milênios, o país contribuiu muito para a civilização mundial.

A história conhecida da Geórgia remonta há mais de 2.500 anos. No início do século IV, a Geórgia tornou-se a segunda nação no mundo a adotar oficialmente o cristianismo. Desde o século I a.C. ao longo do século XVIII, grande parte do território da Geórgia foi disputado por persas, romanos, bizantinos, árabes, mongóis e turcos. Seu auge como um reino independente é nos séculos XI e XII, durante os reinados de David o Construtor e da Rainha Tamar, que figuram entre o mais célebres governantes georgianos.

Após a Revolução Russa de 1917, a Geórgia declarou sua independência em 26 de maio de 1918, no meio da Guerra Civil Russa. O país que faz limite com a Rússia a norte e a leste, a sul com a Turquia e a Arménia, a leste e a sul com o Azerbaijão e a oeste com o mar Negro, é  o único no mundo a ter a língua georgiana como oficial e onde os direitos humanos e a justiça são bastante protegidos.  Apesar de ocupar um pequeno território, apenas 69.700 km², não impede a Geórgia de ser um dos principais destinos turísticos da Europa. Por ano, o número de turistas excede o número da população georgiana que tem como sua capital a cidade de Tbilisi.

O País:

Geórgia é um país do leste europeu com cerca de 4.5 milhões de habitantes e economia baseada na produção primária e no turismo. A relação diplomática com o Brasil começou há 25 anos. O país importa fertilizantes brasileiros e é forte produtor de vinhos.

O País está localizado na área limítrofe entre Europa e Ásia denominada Eurásia, e divide suas fronteiras com o Mar Negro a oeste, Federação Russa ao norte, o Azerbaijão a leste e sul e Armênia e Turquia ao sul. A língua oficial é o georgiano, apesar da língua russa ter uma grande importância, especialmente na capital do país. O Alfabeto Georgiano é muito diferente e foi considerado pela UNESCO, patrimônio mundial

O Vinho:

o embaixador da Geórgia no Brasil, David Solomonia, destaca a importância da data nacional, do interesse em tornar o país em um destino de férias para os brasileiros, de se manter laços estreitos com o Brasil tanto no campo econômico como político. O diplomata lembra que a Geórgia é considerada o berço do vinho, que é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, declarado pela UNESCO. O vinho georgiano é de altíssima qualidade.

Já está cientificamente provado que  os georgianos fazem vinho há mais de oito mil anos e a metodologia com que eles  produzem vinho é muito especial, nos vasos de barro e com uma técnica que está, ela própria O túnel de Khareba é um outro centro de vinho, com 7 quilometros de comprimento e uma temperatura ao longo do ano de 14 graus. Há milhares de garrafas de diferentes vinhos no país o que atrai apreciadores de vinho de todo o mundo.

Relações bilaterais:

O Brasil reconheceu a independência da Geórgia em dezembro de 1991 e estabeleceu relações diplomáticas com o país em abril de 1993. Em julho de 2010, foi aberta a embaixada da Geórgia em Brasília. O Brasil inaugurou embaixada residente em Tbilisi em junho de 2011.

Comércio:

O comércio baseia-se principalmente em produtos diários, como café, açúcar e carne brasileiros e a exportação de soluções químicas para o Brasil. Mas além do comércio bilateral, com seus regimes econômicos e simplicidade de burocracia interna na área de logística, a Geórgia pode oferecer ao Brasil o caminho para diversificar suas rotas comerciais para o leste ou vice-versa.

Felicitações:

Estados do mundo inteiro felicitam a Geórgia em sua data nacional

INFORMAÇÕES DO JORNAL GEORGIAN TIMES DE HOJE

Giorgi Margvelashvili

O quarto presidente da Geórgia Giorgi Margvelashvili felicita o povo da Geórgia no Dia da Independência.

“Geórgia – minha terra natal! Parabéns pelo Dia da Independência! Cidadãos da Geórgia – todas as nacionalidades e etnias, todas as denominações e ateus, mulheres e homens, crianças e idosos, representantes de todas as orientações sexuais, trabalhadores de todas as profissões, imigrantes e compatriotas sob ocupação, seguidores de todas as opiniões políticas, seguidores, pessoas ricas Compatriotas, parabéns pelo que nos une – parabéns pela independência restaurada há 29 anos! Obrigado, louvor e memória eterna àqueles que serviram à independência e liberdade de nosso país há 30 anos e 30 séculos atrás. Da independência à liberdade – com este slogan, comemoramos o 100º aniversário de 26 de maio de 2018 com dezenas de delegações internacionais. E ainda hoje, E no futuro, esse objetivo permanece supremo – manter a independência, construir a liberdade. Liberdade significa conhecer, reconhecer e amar a si mesmo em toda a sua diversidade. ”

Segundo o ex-presidente, seremos livres apenas quando “alcançarmos vitórias apenas por pura brincadeira” e, de fato, a construção de um país livre “começará não apenas com a sua retirada, mas também com o reconhecimento dos direitos dos outros”, diz.

“Seremos livres quando nossos rivais se unirem contra um inimigo, quando não alcançamos prosperidade, mas com trabalho duro, não compramos posições, mas as pessoas nos dão patriotismo, não por ódio pelos outros, mas por amor próprio quando discordamos dos outros, mas respeitamos sua opinião.” Na verdade, a construção de um país livre começa não apenas por eliminá-lo, mas por reconhecer os direitos de outros. Parabéns pelo Dia da Independência! Vamos alcançar a liberdade – na opinião de Ilia Chavchavadze – “deslocados internos e oprimidos – aqui encontramos a paz – liberdade de consciência e liberdade” – disse Giorgi Margvelashvili.

Presidente dos Estados Unidos da América Sr.Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, também enviou uma carta de parabéns ao Primeiro Ministro da Geórgia Giorgi Gakharia no Dia da Independência. Em uma mensagem de felicitações ao Primeiro Ministro da Geórgia, o Presidente dos EUA enfatizou a forte parceria de décadas entre os Estados Unidos e a Geórgia, com base em valores e interesses comuns.

“Caro Primeiro Ministro!

Em nome do povo americano, damos as boas-vindas e os parabenizamos sinceramente pelo Dia da Independência – 26 de maio!

Durante décadas, os Estados Unidos e a Geórgia foram vinculados por uma forte parceria baseada em valores e interesses compartilhados. Os Estados Unidos apreciam e respeitam muito os esforços da Geórgia para fortalecer suas capacidades de defesa, incluindo sua contribuição significativa à missão da OTAN no Afeganistão, onde combatentes da Geórgia servem de apoio às forças dos EUA e da OTAN. Apoiamos fortemente a soberania e a integridade territorial da Geórgia dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas. Continuaremos a fornecer um apoio inabalável à Geórgia em seu caminho para a OTAN. Nossa parceria continua, hoje estamos trabalhando juntos para combater a pandemia global sem precedentes do Coronavírus.

Apoiamos fortemente o desenvolvimento democrático e econômico da Geórgia, essencial para as aspirações do povo georgiano à integração euro-atlântica. Estou ansioso para trabalhar com você para ajudar a consolidar as instituições democráticas da Geórgia e fortalecer o pluralismo político, fortalecer o Estado de direito, que se baseia em um judiciário independente e diversificar a economia.

Parabenizo sinceramente os georgianos e desejo-lhes prosperidade, um futuro frutífero e seguro ” , disse Donald Trump.

Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia felicitou a Geórgia no Dia da Independência via Twitter.

“Nossos sinceros parabéns ao povo amigável da Geórgia no Dia da Independência! Com os melhores votos de paz, prosperidade e sucesso “.

Ministério da Europa e Relações Exteriores da Albânia parabeniza a Geórgia pelo Dia da Independência via Twitter.

“Parabenizamos sinceramente o povo da Geórgia e nossos colegas do Ministério das Relações Exteriores da Geórgia, que comemoram o Dia Nacional. Parabéns pelo Dia da Independência, na Geórgia!” .

 Ministério de Relações Exteriores da República do Azerbaijão

“Muitas felicidades e parabéns pelo Dia da Independência da Geórgia Amigável. Desejamos às pessoas amigas da Geórgia boa saúde, sucesso e prosperidade eterna”, lê a página oficial do Twitter

 O Ministro das Relações Exteriores da Letônia

Felicita a Geórgia no Dia da Independência via Twitter: “Parabéns ao povo da Geórgia pelo Dia da Independência da Geórgia! Desejamos aos nossos amigos paz, segurança e prosperidade!

A Letônia apóia fortemente a soberania e a integridade territorial da Geórgia, bem como as aspirações européias e euro-atlânticas”, disse ele. O ministro das Relações Exteriores da Letônia felicita a Geórgia no Dia Nacional através de sua página pessoal no Twitte

O Ministro das Relações Exteriores e Europeia da Moldávia

felicitou a Geórgia no Dia da Independência através de uma página pessoal do Twitter:” Feliz Dia da Independência, Geórgia! Que este dia traga prosperidade, progresso e felicidade aos nossos amigos da Geórgia! ” “Parabéns aos nossos amigos da Geórgia que comemoram o Dia da Independência!

Fotos de comemorações em anos anteriores:

Fotos(Brasilia in foco)

   

Fonte: g1
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®