Fotos de 7 alvos da operação da PF no inquérito das fake news — Foto: Estadão Conteúdo; Divulgação; Reprodução
O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a quebra dos sigilos fiscal e bancário de blogueiros e empresários aliados ao presidente Bolsonaro. Eles são suspeitos de bancar grupos de disseminação de fake news e ataques a instituições nas redes sociais.
Entre os alvos de operação da PF estão Luciano Hang, dono da Havan, e Edgard Corona, das academias Bio Ritmo e Smart Fit. Saiba aqui quem são os supostos financiadores do esquema.
Moraes também pediu o bloqueio das redes sociais de 17 suspeitos e, no despacho, disse que as provas apontam para uma associação criminosa envolvendo o chamado "gabinete do ódio".
O inquérito cita posts de deputados com ataques ao STF. Carla Zambelli, Bia Kicis e mais quatro parlamentares terão que prestar depoimento no processo.
O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, a suspensão do inquérito das fake news, adiantou a colunista Andréia Sadi. Aras disse que a PGR foi 'surpreendida' com as ações realizadas hoje 'sem a participação, supervisão ou anuência prévia do órgão de persecução penal'. Aras já defendeu a legalidade do inquérito antes, e o atual ministro da Justiça, André Mendonça, também.
Dois ministros do STF ouvidos por Gerson Camarotti disseram que não há possibilidade de o plenário admitir o pedido de suspensão apresentado por Augusto Aras. 'Chance zero', afirmou um dos magistrados.
Mais 1.086 mortes por coronavírus foram registradas hoje, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O total de óbitos chega a 25.598, e são 411.821 casos confirmados de Covid-19.
Enquanto o presidente Donald Trump pressiona para a reabertura da economia americana na pandemia, os EUA atingiram a marca de 100 mil mortes. Foi o primeira país a chegar a esta marca trágica. Já são mais de 1,7 milhão de casos por lá.
O governo de São Paulo prorrogou a quarentena por mais 15 dias. Mas, a partir da próxima segunda-feira (1º), o estado terá uma 'retomada consciente' de algumas atividades, disse o governador João Doria.
A reabertura acontecerá em municípios que tiverem disponibilidade de leitos de UTI e redução no número de casos de Covid-19 por pelo menos 14 dias seguidos. O número de mortes por coronavírus no estado chegou a 6.712. Segundo Doria, as medidas de isolamento pouparam 65 mil vidas.
1,1 milhão de vagas com carteira assinada foram fechadas entre março e abril,informou o Ministério da Economia nesta quarta-feira. O número revela o impacto da pandemia no mercado de trabalho. Também nesta quarta, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou um relatório no qual afirma que será nas Américas a maior perda de empregos, e que os jovens deverão ser os mais afetados.
O Superior Tribunal de Justiça rejeitou, por unanimidade, a federalização da investigação sobre a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes. O pedido foi apresentado pela Procuradoria-Geral da República, que pode recorrer da decisão do STJ ao Supremo Tribunal Federal. A investigação continuará com a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio, como defende a família de Marielle.
Uma pesquisa apontou que 62% dos profissionais em home office estão se sentindo mais ansiosos e estressados com o trabalho do que antes, e 68% têm tido jornadas mais longas. A boa notícia, segundo o estudo, é que a quarentena aumentou o tempo de qualidade com a família para 59% dos entrevistados. Veja outros detalhes da pesquisa.
27% foi quanto aumentou o desmatamento da Mata Atlântica entre 2018 e 2019, segundo relatório da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgado nesta quarta-feira. A maior área abatida foi em Minas Gerais.
Fãs fazem vídeos com desafios de dança e maquiagem ao som da música viral 'Na raba toma tapão' — Foto: Reprodução / Tik Tok
Um funk criado na quarentena tem concorrido com artistas como Lady Gaga nas paradas do Brasil. Apesar do título, 'Na raba toma tapão' ganhou um sentido divertido e virou um 'tapa no visual' em desafios de dança e de maquiagem no app TikTok. Reunimos alguns vídeos para você se inspirar e entrar na zoeira.