Quarta, 21 de Outubro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

39°

24° 40°

Teresina - PI

Últimas notícias
Turismo
Turismo
Notícias sobre turismo no Piauí, Brasil e Mundo.
Piauí Turismo no Piauí
29/05/2020 11h46 Atualizada há 5 meses
Por: Francine Dutra

Conheça a cachoeira do Riachão, localizada dentro do Parque Sete Cidades

Local poderá entrar na lista de destinos para visitar após a pandemia.

Foto: Reprodução/Secretaria de Turismo
Foto: Reprodução/Secretaria de Turismo

O Piauí tem diversas belezas escondidas. Dentro de um ponto turístico muito conhecido no estado, a cachoeira do Riachão se esconde no meio das trilhas do Parque Nacional Sete Cidades, localizado no município de Piracuruca.

Essa cachoeira fica em nada mais nada menos que dentro de uma patrimônio ecológico de mais de 6 mil hectares que inclui esculturas naturais e arqueológicas, trilhas, mirantes, nascentes, fauna e flora do cerrado e caatinga, um mundo de ecossistema variados.

O parque fica a 18 km da área urbana de Piracuruca, município 182 km distante de Teresina.

Continua depois da publicidade

O local reúne diversos grupos de atrativos e formações rochosas que, cada um deles, foram denominados de “cidades”. A cachoeira do Riachão está na primeira cidade.

A trilha até ela é fácil. Uma caminhada que, embora seja debaixo do sol, é bastante prazerosa, já que é acompanhada por um turismo ecológico, conhecendo as paisagens que compõem uma parte do parque.

Ao chegar no local da cachoeira, é preciso descer uma escada com 77 degraus que foram construídos ainda em 1965 e que resiste bravamente ao tempo. 

Continua depois da publicidade

A cachoeira possui uma queda d´água de quase 20 metros de altura. A água desce por enormes blocos de pedra. A formação rochosa é acompanhada por vários outras em meio ao riacho que se forma abaixo impossibilitando pulos e trazendo perigos para aqueles que arriscarem.

A cachoeira do Riachão vem de uma nascente de um olho d´água chamado Carrapato, recebe o afluente do riacho da Vaca Morta e desagua no lago do rio Piracuruca.

O seu nome se dá devido ao riacho que se forma abaixo, que segue um curso se espalhando por todo o espaço, tornando-se grande, quase que um aumentativo, por isso riachão.

Continua depois da publicidade

Como a maioria das cachoeiras do Piauí, ela só tem água no período chuvoso, entre fevereiro e maio. No verão piauiense, ela seca totalmente.

Dentro do parque, há restaurante e pousada. Então a visita a cachoeira se torna completa, já que contém uma base para o seu turismo.

O bom de conhecer a cachoeira do Riachão é que ela é como se fosse apenas a cereja do bolo em meio a tudo o que você pode conhecer e fazer no parque Nacional Sete Cidades.

Fonte: Com informações do Conheça o Piauí
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®