Quinta, 09 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Banner Governo Junho
[email protected]
86 2107-5800 / 5847
OAB-PI

OAB-PI

OAB-PI Notícias sobre o que acontece na área da advocacia piauiense.

[email protected]

86 2107-5800 / 5847

Piauí - Prêmio Innovare

Postada em 30/05/2020 ás 07h54

Publicada por: Thamirys Moura

Advocacia piauiense é destaque com a seleção de 5 práticas jurídicas
O Innovare entra agora na fase de entrevistas, que este ano serão online, através de agendamento
Advocacia piauiense é destaque com a seleção de 5 práticas jurídicas

foto reprodução

A advocacia piauiense é destaque na 17º edição do Prêmio Innovare, com a seleção de 5 práticas jurídicas, na categoria advocacia. As advogadas Alba Valéria Vilanova, Joselda Nery Cavalcante, Ana Cintia Ribeiro, Nayara Figueredo e o Diretor-Geral e de Eventos da ESA Piauí, Aurélio Lobão e Jhon Lisbino, respectivamente, tiveram os trabalhos selecionados para a segunda fase. O Prêmio, que tem como tema destaque “Defesa da Liberdade”, reconhece práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça brasileiro.

Com tema livre para as categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania, ao todo 646 projetos passaram pelo crivo inicial da comissão julgadora, sendo 25 trabalhos piauiense inscritos na fase inicial. Na segunda etapa em curso, serão feitas entrevistas, realizadas virtualmente este ano, por conta da pandemia.

“É uma premiação importantíssima porque contempla, exalta e traz para o sistema de justiça práticas inovadoras. A OAB Piauí sente-se honrada de poder ver tantas boas práticas piauienses apresentadas, em especial, as 5 selecionadas para a segunda fase. Sem dúvidas elas servirão para modernização da Justiça e o acesso à população, que é o que todos nós esperamos”, ressaltou o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto.

Com o projeto Leitura Legal, o Diretor-Geral e de Eventos da ESA Piauí, Aurélio Lobão e Jhon Lisbino, respectivamente, celebram a conquista de estarem na segunda fase do prêmio. Aurélio Lobão explica que a ação teve por objetivo promover cidadania nos bairros a partir do estímulo à leitura e a informação jurídica. “É uma felicidade enorme ter o nosso projeto selecionado no Prêmio Innovare, um projeto que consiste na criação de uma biblioteca comunitária, a partir da arrecadação de livros, compondo também uma seção de informativos jurídicos produzidos por alunos de Direito”, pontua Aurélio Lobão. A produção dos conteúdos das cartilhas pelos alunos contou com a assessoria dos membros da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Piauí, que cuidou de cada parte da produção, sendo uma das parceiras do projeto.

Jhon Lisbino destaca ainda que o projeto “Leitura Legal” foi viabilizado em parceria com o Curso de Direito da Faculdade Estácio. “O projeto percorreu diversas comunidades de Teresina, levando o conhecimento e cultura. Acreditamos na força da educação e da cultura, por isso, continuaremos levantando essas bandeiras. A Faculdade nos ajudou muito, tanto na parte teórica, da elaboração do projeto, como na execução, com as ações nas comunidades”, pontua.

Englobando diversas temáticas pertinentes, os demais trabalhos piauienses selecionados para concorrerem ao Prêmio destacam a atuação profissional, igualdade de gênero, educação e literatura, sendo o “Grupo Reflexivo itinerante: Masculinidade e Cine-Vivências” com exibição do documentário O Silêncio dos Homens (Papo de Homem e ONU Mulheres) produzido pela advogada Alba Vilanova, presidente da Comissão de Apoio a Vítima de Violência, e pelo membro Augusto César; “Baú de Ideias – versão literária”, projeto da advogada Joselda Ney Calvalcante; “Cordel Legal do Sertão”, realizado pela advogada Nayara Figueredo; e o projeto “Honorário de Advogados Dativo”, de autoria da advogada Ana Cintia Ribeiro.

Sobre seu projeto, a Presidente da Comissão de Apoio a Vítima de Violência da OAB Piauí, Alba Vilanova, explica que “acredito nesse projeto, de trabalhar com os homens e suas dores. É uma forma de desconstrução dessa sociedade ainda culturalmente dominada por masculinidades tóxicas. Fiz pensando num futuro melhor para o meu filho, penso  em como eu queria que ele não fosse cobrado por comportamentos e atitudes que não condizem com o que eu acredito como sociedade saudável e com equidade”, conta.

A advogada Joselda Nery, membro da comissão de Segurança Pública e Direito Penal da  OAB Piauí e Secretária da Comissão de Política Penitenciária, Ressocialização e Justiça Restaurativa do Conselho Federal,  destaca que “o Prêmio Innovare foi a primeira parte do nosso projeto já executado. Temos as outras já projetadas. Toda vez que o BAÚ abre sai algo novo”, celebra.

Prêmio Innovare

O advogado e Consultor do Prêmio Innovare, Rafael Cavalcanti, explica que a prática Destaque é a iniciativa que representa os melhores esforços para Defesa da Liberdade e igualdade social.

“O Prêmio Innovare incentiva as práticas jurídicas inovadoras. É uma homenagem nacional de muita relevância, que trouxe grandes mudanças para as pessoas e sociedade, além de um prêmio que traz prestigio e uma contemplação do trabalhado realizado. Os profissionais se inscreveram nas mais diversas categorias e concorrem com um projeto que desenvolvem ao longo dos anos, visando melhorar a situação de vidas das pessoas, assim como a justiça, o convívio social e dando mais condições à população mais pobre”, destacou.

O Innovare entra agora na fase de entrevistas, que este ano serão online, através de agendamento pelo telefone celular registrado na ficha de inscrição. As bancas julgadoras são compostas por ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais, se definem a prática destaque. As iniciativas vencedoras em cada categoria, que poderão ser replicadas e colaborar com o Poder Judiciário, serão premiados no final do ano, durante cerimônia realizada em Brasília-DF.

Fonte: OAB PI

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium