Quarta, 08 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Banner Governo Junho
[email protected]
(61) 98191-9906
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

Jornalista Milton Atanazio Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.

[email protected]

(61) 98191-9906

Política - Destaque do dia

Postada em 30/05/2020 ás 09h26

Publicada por: Jornalista Milton Atanazio

30 de maio, Sábado - A Coluna Foco na Política apresenta os destaques...
Fique atualizado!
30 de maio, Sábado - A Coluna Foco na Política apresenta os destaques...

Coluna Foco na Política atualizando os destaques do dia

30 DE MAIO, SÁBADO - A Coluna Foco na Política apresenta os destaques do dia
  Na próxima terça-feira (2), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, assume uma vaga de titular no TSE. Na Corte eleitoral, ele pretende usar provas do inquérito das fake news nas ações que investigam o uso de notícias falsas nas eleições de 2018.
Tribunal Superior Eleitoral

De acordo com apuração do colunista Caio Junqueira, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pretende defender no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a reabertura da fase de produção de provas das ações que apuram a utilização de uma rede de fake news nas eleições de 2018. Ele assume uma vaga de titular no TSE na próxima terça-feira (2), no lugar da ministra Rosa Weber. Quatro ações contra a chapa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do vice Hamilton Mourão (PRTB) tramitam na corte. Todas elas já finalizaram o processo de produção de provas, mas a operação contra os bolsonaristas nesta semana reavivou a possibilidade de que elas sejam retomadas. 

 
Supremo Tribunal Federal

O presidente Jair Bolsonaro disse na noite desta quinta-feira (28) que é "inconstitucional" o inquérito sobre fake news aberto e conduzido pelo STF. Segundo Bolsonaro, o julgamento pelo plenário da Corte sobre o pedido de suspensão do inquérito feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) deverá trazer uma decisão "mais serena". O pedido da PGR foi enviado ao plenário pelo ministro Edson Fachin. As declarações do presidente ocorreram após uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Segundo apurou o colunista Caio Junqueira, a conversa de ambos foi tensa. Alcolumbre disse a Bolsonaro que havia conversado com o presidente em exercício do STF, Luiz Fux, que deixou bem claro que as falas do presidente contra o ministro decano do STF, Celso de Mello, são consideradas um ataque a toda a Corte. Bolsonaro afirmou que "os excessos vêm do lado de lá", em referência ao STF. Alcolumbre pediu calma, disse que o Congresso quer ajudar, mas que o ambiente de tensão constante entre o Planalto e o STF não ajuda. O podcast Horário de Brasília explica a escalada de tensão entre poderes.

 
Contratos de trabalho

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da Medida Provisória que permite acordos para suspensão de contrato ou redução de jornada e salário na crise do novo coronavírus, além do pagamento do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda para os trabalhadores. A MP foi aprovada com prorrogação por mais um ano da desoneração da folha de salários para 17 setores, como call centers, tecnologia da informação, construção civil, calçados, indústria têxtil e comunicação.

 
Estados Unidos

O presidente norte-americano, Donald Trump, assinou um decreto que regula as redes sociais no país. Trata-se de uma revisão da lei que protege empresas como o Twitter, Facebook e o Google de serem responsáveis pelo conteúdo publicado por usuários. O texto abre espaço para que essas empresas se tornem alvo de novas ações judiciais. O documento também pretende aumentar a visibilidade e permitir interferência no processo interno de bloqueio de publicações e usuários, que é regido pela política interna dessas plataformas. Essa semana, pela primeira vez, o Twitter sinalizou duas publicações de Trump como “potencialmente enganosas”.

 
São Paulo

A cidade de São Paulo ainda não preenche todos os requisitos exigidos para iniciar a flexibilização da economia, mostra apuração de Raquel Landim e Pedro Duran. O problema está na taxa de ocupação de leitos de UTI por pacientes com o novo coronavírus. O indicador da capital nesta quinta-feira (28) foi de 92%, enquanto o patamar exigido pelo governo estadual para a fase "laranja" fica entre 70% e 80%. Questionado sobre o assunto, o secretário de Saúde da prefeitura de São Paulo, Edson Aparecido, disse à CNN que a cidade espera atingir no domingo o índice adequado de ocupação de UTI com a instalação de 380 novos respiradores disponibilizados pelo governo do estado. Nesta quinta-feira (28), o estado de São Paulo registrou seu maior número de casos confirmados de Covid-19 em um único dia. Foram 6.382 novos diagnósticos, chegando ao total de 95.865. Também foram confirmadas 268 mortes, totalizando 6.980. No podcast E Tem Mais, Monalisa Perrone e Raquel Landim discutem a viabilidade do plano de reabertura da economia em São Paulo.

 
E mais.... É só clicar abaixo do Link
Brasil fecha quase 5 milhões de vagas de emprego em três meses Número recorde na comparação do mesmo período nos anos anteriores Campeonato Inglês anuncia retomada da temporada em 17 de junhoO torneio está suspenso desde 13 de março. 'Pãodemia': aproveite a quarentena para se arriscar como padeiroAssista no ‘Cantinho da Lia’.
26.417Foi o número de novos casos confirmados de Covid-19 no Brasil nesta quinta-feira (28)segundo o boletim do Ministério da Saúde. É o novo recorde para um único dia. 

A gente não pode ser a favor de uma decisão do Judiciário porque é um adversário nosso e ser contra quando acontece com um aliado. As nossas leis precisam ser respeitadas. Divulgação de notícias falsas é um problema no Brasil e no mundo, que tem interferido no processo eleitoralRodrigo Maia (DEM-RJ) sobre o inquérito que apura a disseminação de notícias falsas.

Com informações da CNN

Fonte: G1

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium