Na triagem neonatal, implantada pela gestão municipal de Altos-PI, são realizados testes do coraçãozinho e do olhinho, que são feitos antes da alta, e teste do pezinho, realizado após a alta.
Esse trabalho contribui bastante para a saúde preventiva dos bebês.
Conheça um pouco sobre cada teste:
Teste do Coraçãozinho - Consiste em medir a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do recém-nascido com o auxílio de um oxímetro - espécie de pulseirinha - no pulso e no pé do bebê.
Teste do Olhinho - Consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê e pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas – cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.
Teste do pezinho - É uma das principais formas de diagnosticar seis doenças que, quanto mais cedo forem identificadas, melhores são as chances de tratamento. São elas fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.