Terça, 11 de dezembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
[email protected]
(86) 999077777
Cleverson Moreira

Cleverson Moreira

Professor / Coach Professor especialista em educação, direito e língua portuguesa. É servidor público, advogado, palestrante e coach de alta performance. Apaixonado pelo desafiador universo dos concursos, adotou os estudos como seu lifestyle e ajuda estudantes e concursandos a se prepararem com maestria para o sucesso nas aprovações.

[email protected]

(86) 999077777

Concursos - Produtividade

Postada em 23/02/2018 ás 09h46 - atualizada em 23/02/2018 ás 09h51

Publicada por: Professor / Coach

Técnica de estudo ajuda estudantes a terem mais concentração
O “pomodoro” melhora a agilidade do cérebro e desenvolve o foco.
Técnica de estudo ajuda estudantes a terem mais concentração

Foto: Instagram @profcleverson

Você já ouviu falar na técnica Pomodoro? Ela é bem conhecida e muito útil para muitos profissionais que precisam otimizar seu tempo e ter rotinas mais produtivas. A técnica também pode ser aplicada aos estudos. O termo “pomodoro”, em italiano, significa “tomate”.

O nome foi escolhido depois que o seu criador, o italiano Francesco Cirillo, usou um daqueles cronômetros de cozinha com o formato de um tomate para gerenciar o seu tempo em atividades que ele vinha procrastinando. Funcionou e ele disseminou a ideia.

Conheci a técnica a alguns anos, recomendação de um amigo que utilizou em seus estudos para o doutorado em física. Depois que passei a usar, descobri que muitas pessoas já vêm usando a técnica com sucesso. Eu utilizo com bastante proveito e por isso a recomendo aos meus alunos e coachees. Eles também experimentam das vantagens da técnica Pomodoro. O Vinicios Coelho, recém-aprovado em Medicina, a utilizou na preparação para os vestibulares e diz: “É uma ótima técnica, o estudo fica mais dinâmico e menos cansativo independente do assunto abordado."

Depois que apresentei a técnica para minha coachee Rejane Rodrigues, concursanda para carreiras fiscais, ela passou a utilizar e afirma: “A técnica tem me ajudado bastante. Antes, quando estudava sem intervalos eu perdia a concentração e me via pensando em outros assuntos menos na matéria que estava lendo. Aplicando a técnica eu consigo manter mais o foco e cumprir a minha meta diária de estudo. Comecei com intervalos de 25 min agora estou com intervalos de 30 min. Melhorou minha concentração e ajudou a manter o foco.

A técnica se baseia em gerenciar o tempo por fluxos de trabalho (ou as sessões de estudos). O tempo é dividido em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular a concentração e o foco. Segue a sugestão do uso da técnica aplicada aos estudos:

1) Separe o material de estudo que vai usar (vídeo aula, apostila, livro etc);

2) Programe um cronômetro para 25 minutos (vale usar o timer do celular, relógio despertador ou aplicativos de celular alguns específicos para essa técnica e que levam esse mesmo nome);

3) Comece a sessão de estudos e concentre-se evitando todas as interrupções;

4) Se durante essa atividade você se lembrar de algo que não seja referente aos estudos, anote rapidamente no caderno ou folha em branco e retome sua concentração;

5) Quando o timer ou despertador tocar, pare o que estava fazendo (marque a página com um lápis, ou dê pausa no vídeo). É muito importante que faça essa pausa sistematicamente (mesmo que ainda esteja concentrado), pois é assim que você vai ensinar o seu cérebro a ter correta disciplina e ritmo determinado por você.

6) Faça uma pausa de 5 minutos (escolha algo relaxante ou uma atividade motora: se levante, faça algum exercício, breve caminhada, um alongamento ou um pequeno lanche);

7) Retome o estudo de onde parou depois da pausa por mais um “pomodoro” (25 minutos);

8) A cada quatro “pomodoro”, faça uma pausa mais longa: 30 minutos até voltar aos estudos; na pausa mais longa vale conferir as redes sociais, conversar mais tempo com uma pessoa, fazer ligações, tomar um banho relaxante e demorado, etc.

Uma dica: depois que estiver mais habituado(a) com a técnica você pode ir aumentando o tempo dos ciclos, sem pressa ou exageros. Repita isso sempre que precisar estudar com maior foco e concentração. Vai ser muito mais produtivo.

Como professor, coach e pesquisador das técnicas de aprendizagem, sei que cada pessoa tem sua forma de aprender. Talvez a técnica não seja proveitosa ou apropriada para você, mas recomendo você experimentar. Se você já usa a técnica, conte para a gente.

Quer receber mais dicas gratuitas e informações através da minha Lista VIP de whatsapp? Clique no link a seguir:

ProfCleversonVIP

Bons estudos!

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium