Sexta, 14 de agosto de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(89) 9 9920-1357
Picos

Picos

Jucelma Sales Correspondente do município.

[email protected]

(89) 9 9920-1357

Cidades - Protesto

Postada em 08/06/2020 ás 11h33

Publicada por: Jucelma Sales

Manifestantes vão às ruas de Picos pedir justiça pela morte de Joilson
A manifestação foi intituladas como: "Manifesto Negro- Joílson Presente".
Manifestantes vão às ruas de Picos pedir justiça pela morte de Joilson

Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (08) o Movimento Negro ,representantes de várias entidades e a população, foram as ruas de Picos protestar por justiça pela morte do pedreiro Joilson Pereira .

O mesmo foi atingido com dois disparo de arma de fogo durante uma ação da policial da PRF na última terça-feira (02), no bairro Bomba, em Picos, durante ação policial da PRF. Isso causou indignação na população, a ponto de pedir "Justiça".

A manifestação foi intituladas como: "Manifesto Negro- Joílson Presente".

A esposa da vítima, Raimunda, fala com tristeza de como está sendo esses dias sem seu companheiro.

"Está sendo muito duro pra mim, que eu nem estou, comendo, dormindo e, nem tendo sossego .  Não sei o que eu estou fazendo . Nós viemos protestar porque queremos justiça, ele era uma pessoa trabalhadora,  não era nenhum vagabundo e, acabou com a vida dele e com a minha", disse revoltada.

Ela afirma  ainda que até o presente momento a PRF não lhe procurou para conversar sobre o acontecido.

A integrante do Movimento Negro de Picos, Anajara Nogueira, comenta que a  importância desse movimento hoje  é mostrar para Picos que ouve uma injustiça na na cidade e, que foi um caso de racismo.

"O Movimento Negro está entrando na frente junto com a sociedade. A sociedade  foi que veio atrás para que a gente fizesse alguma coisa . Além, de mostrar que houve essa injustiça na cidade de Picos é mostrar para Picos que existe um Movimento Negro atuando e, que a qualquer injustiça do tipo e qualquer forma de racismo tem que ser denunciada e, nós estamos aqui para ajudar para prestar esse amparo as famílias. Nós estamos aqui na rua pelo fim de qualquer tipo de preconceito, seja ele social ou racial ", pontuou Anajara Nogueira.

De acordo com diretor geral do Grupo Adimó, e um dos membros do Movimento Negro Picos, Mano Chagas, o Movimento Negro está presente na história de Picos há  17 anos, onde vem fazendo suas várias atividades com seus diversos grupos.

"Pela primeira vez, vários grupos como:  Capeira, Terreiro, Sociedade Civil Organizada, Universidades se juntaram para fazer algo dessa natureza . A morte do próprio Josilson, ela se faz presente para que reúna-se e se discuta tudo isso, porque a juventude negra está morrendo todo dia e, ninguém ver. De repente alguém olhar e diz, ,mas o ato não foi racista.  Não está se discutindo o ato, está discutindo quem morreu. Então, nós estamos  nesse sentido  de cobrar justiça", frisou Mano Chagas.

Um dos organizadores da manifestação ,Thiago Barroso, menciona o caso de Floyd morto nos Estados Unidos por um policial .

"A importância do movimento em Picos é que a gente consegue trazer um pouco das discussões das manifestações que estão tendo a nível mundial sobre o racismo e ,a gente tem um novo levante sobre esse tema e, sobre a morte de Floyd nos Estados Unidos e , que aflorou o debates no Estados Unidos e acabou trazendo para outros países e, como inevitavelmente chegaria no Brasil, que trouxe essa discussão da violência policial sobre o racismo , sobretudo o racismo estrutural ", esclareceu Thiago Barroso.

Thiago Barroso, fala da morte de Joílson. "Após a morte do Joílson Pereira que foi um rapaz negro de 39 anos, que foi assassinado após o retorno ao trabalho pela, de tentar resolver essa violência policial no nosso país,que não pertence apenas a uma corporação , organização, mas que está enraizada atrás do racismo estrutural como a gente fala, está enraizada em todas as instituições e precisa ser revistas para que os jovens negros parem de morrer no nosso país", finalizou Thiago Barroso.

 

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium