Terça, 11 de agosto de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 2107-5800 / 5847
OAB-PI

OAB-PI

OAB-PI Notícias sobre o que acontece na área da advocacia piauiense.

[email protected]

86 2107-5800 / 5847

Piauí - Compras Online

Postada em 08/06/2020 ás 18h58

Publicada por: Thamirys Moura

OAB Piauí alerta consumidores sobre golpes e regras para compras online
Confira algumas orientações para realizar compras de forma segura
OAB Piauí alerta consumidores sobre golpes e regras para compras online

Foto: Reprodução

Em tempos de quarentena provocada pela pandemia do COVID-19, com suspensão de atividades não essenciais, as compras online se tornaram uma opção fundamental para a população manter o acesso a itens necessários. Por isso, é importante redobrar os cuidados e sempre desconfiar de ofertas muito vantajosas para evitar golpes, além de conhecer as regras para troca e devolução para essa modalidade de compra.

Andressa Aragão Nepomuceno, membro da Comissão de Direito do Consumidor, alerta que nesse período o Direito do Consumidor pode sofrer modificações durante a pandemia. Isto porque tramita na Câmara dos Deputados uma proposta relacionada ao direito de devolução. Se aprovada, o “arrependimento”, hipótese em que o consumidor tem até sete dias para testar a qualidade de produtos comprados online ou por telefone, não será aplicado a produtos perecíveis ou de consumo imediato, como alimentos e medicamentos.

“Vamos imaginar que um cliente comprou um notebook e este veio com problemas elétricos. Existe a possibilidade de requerer outro ou devolução total do dinheiro. No entanto, se o texto em trânsito for aprovado, a compra de lanche por entrega em domicílio, por exemplo, não retornará e o cliente deverá arcar com o solicitado. Logo, para não cair em golpes ou terem possíveis problemas, o consumidor precisa adotar algumas práticas, como a pesquisa ampla a respeito do fornecedor”, ela explica.

Caso os consumidores venham a ter problemas decorrentes da compra na modalidade online, terão amparo dos Órgãos de Proteção dos Direitos do Consumidor e do Poder Judiciário, a fim de assegurar todas as obrigações estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Caso existam dúvidas, é recomendável conversar com um advogado de Direito do Consumidor.

Confira abaixo algumas orientações para realizar compras de forma segura:

– Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato, além do e-mail). Cheque se essas informações estão corretas;– Prefira fornecedores renomados ou recomendados por amigos ou familiares;– Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o boleto bancário e/ou depósito em conta;– Leia a Política de Privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;– Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);– Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e mantenha todos atualizados em seu computador.

Fonte: OAB PI

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium