Sexta, 14 de agosto de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 9 9834-2372
Saúde

Saúde

R10 Saúde Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.

[email protected]

86 9 9834-2372

Saúde - Denúncia

Postada em 09/06/2020 ás 10h05 - atualizada em 10/06/2020 ás 07h32

Publicada por: Francine Dutra

Moradores denunciam enterro irregular de vítima da covid-19 no PI
Segundo as informações, a vítima era um homem de 79 anos que estava internado na UTI do HGV.
Moradores denunciam enterro irregular de vítima da covid-19 no PI

Foto: Thiago Silva

Moradores denunciaram um enterro irregular que ocorreu no cemitério do povoado São Felipe, zona rural do município de União, na noite dessa segunda-feira (8). 

Segundo as informações, a vítima era um homem de 79 anos que estava internado na UTI do Hospital Getúlio Vargas em Teresina e veio a óbito ontem. Moradores afirmaram perceber movimento suspeito em frente ao cemitério quando quatro homens ficaram de guarda entre as 18h, até minutos antes da chegada do carro da funerária Pax União, às 21h. 

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o translado de corpos entre cidades não deve acontecer, e o sepultamento deve ser feito em uma cova de 3 metros de profundidade em uma área que não represente risco de novas infecções, com o caixão devidamente embalado. Qualquer ação que contrarie essa prerrogativa configura um risco a população local.

Ainda segundo a denúncia, os funcionários da funerária queimaram os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s – Roupa, mascara, etc) na porta do cemitério colocando em risco a biossegurança dos moradores da região. 

A funerária informou que a família da vítima contratou a filial em União para fazer o traslado do corpo do Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, até o cemitério, e que todos os protocolos indicados pela Vigilância Sanitária foram devidamente seguidos. Contudo, o descarte dos EPIs foi incorreto.

Em nota, a Prefeitura de União disse que não foi informada sobre a realização do enterro e que realizará uma reunião nesta quarta-feira (10) com representantes das funerárias do município e das secretarias municipais de Saúde e Obras, para reforçar a adoção de um protocolo para os enterros no período da pandemia, tendo em vista que os procedimentos vêm ocorrendo sem o conhecimento da prefeitura. Confira:

"A Prefeitura de União informa que não foi comunicada por parte da funerária responsável em relação à realização do referido enterro. Nesta quarta-feira (10), às 10h, na sede da Secretaria de Obras, será realizada uma reunião com representantes das funerárias de União e representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Obras, para reforçar a adoção de um protocolo para os enterros no período da pandemia, tendo em vista que os procedimentos vêm ocorrendo sem o conhecimento da Prefeitura.

No caso, as famílias tratam direto com as funerárias, as quais são responsáveis por seguirem as normas de higienização orientadas pelos órgãos de saúde. Contudo, para aquelas que necessitam do amparo municipal, a Secretaria de Obras está à disposição para auxiliar nos procedimentos em relação ao enterro."

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium