O primeiro paciente a testar positivo para o novo coronavírus em Cabeceiras do Piauí no dia 19 de maio deste ano já está curado. É o que informa o boletim divulgado em página oficial da prefeitura de Cabeceiras pela Secretaria Municipal de Saúde no início da noite de domingo (14).
Do total de 91 pacientes testados, 88 deram negativo (testes descartados), 01 testou positivo e 01 permanece como suspeito. Ao que parece, houve um equívoco na contagem, pois se há apenas 01 caso confirmado e 01 curado, logo trata-se do mesmo paciente, o que totalizaria 89 testes negativos. A própria secretaria local contesta os outros 02 casos positivos (leia o final da matéria).
No entanto, ao observar-se o painel epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) ontem (14) vê-se que são informados 03 casos no município de Cabeceiras.
A Secretaria de Saúde do município esclareceu na semana passada:
“(…) Os outros 02 casos: 01 é uma mulher de 25 anos de idade, natural da localidade São Bento, sendo que a mesma reside em Teresina, e há muito tempo não visita seus pais. Consta no boletim como sendo de Cabeceiras, porque o cartão do SUS da paciente ainda consta com sendo do nosso município. O mesmo acontece com a outra paciente, a mesma mora em Teresina, sendo natural do povoado Água Fria. O cartão do SUS da jovem também está ainda como sendo de Cabeceiras. Esta jovem também há bastante tempo não vem ao município”.
Apesar disso, a Sesapi não se manifestou nem alterou os números.