Sexta, 28 de Janeiro de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

28°

22° 30°

Teresina - PI

Últimas notícias
Saúde
Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Saúde Saúde
16/06/2020 15h54
Por: Bruna Dias

FMS recomenda teste da covid-19 a partir do 8º dia de sintomas

Os testes rápidos para detecção da Covid-19 devem ser feitos apenas a partir do oitavo dia após o aparecimento dos sintomas indicativos da doença. Antes desse período o resultado poderá apresentar um falso negativo, já que o teste identifica a presença de anticorpos contra o novo Coronavírus no organismo.

Em Teresina, os testes rápidos estão disponíveis às pessoas sintomáticas em 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ali, os profissionais de saúde avaliam a situação de saúde do paciente. Se o usuário tiver com mais de oito dias de sintomas, o teste pode ser feito. Se tiver com menos tempo, o teste pode ser agendado.

Foto: Divulgação/PMT
Foto: Divulgação/PMT

“Nessas UBS, houve um aumento significativo da demanda e há uma busca bem maior por testes rápidos. Muitas pessoas querem fazer o exame antes do período de oito dias do início dos sintomas, o que não é indicado”, explica o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista.

O diretor afirma ainda que não existe tratamento específico ou medicamento para matar o Coronavírus. É por isso que, independente de resultado de teste ou do exame, os profissionais de saúde irão adotar medidas terapêuticas para tratar os sintomas que a pessoa apresenta. É preciso confiar na conduta médica e seguir as recomendações”, finaliza.

Já o exame PCR, que coleta secreção do nariz e da garganta, está disponível para pacientes internados em Hospitais de Teresina e que estejam com síndrome respiratória aguda grave. O exame deve ser coletado em até sete dias do início dos sintomas, ou seja, quando o novo Coronavírus está agindo no organismo do paciente. O resultado sai em até 48 horas.

A população que apresentar sintomas similares à gripe, a exemplo de tosse, febre, falta de paladar e dor de garganta, pode se dirigir às 23 Unidades Básicas de Saúde exclusivas para atender pessoas com sintomas gripais. Em casos mais graves, o usuário pode se dirigir para as três UPAS ou para os nove hospitais de bairro espalhados na cidade.

Fonte: PMT
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp