Segunda, 20 de maio de 2019
(86) 99915-1055
redacao@portalr10.com
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Governo do Estado
Geral - Sistema

Postada em 26/02/2018 ás 08h38 - atualizada em 26/02/2018 ás 08h46

Publicada por: Bruna Dias

Moradores passam a receber a partir de hoje alerta de desastres naturais por SMS
O sistema envia o alerta por mensagens de texto para os celulares.
Moradores passam a receber a partir de hoje alerta de desastres naturais por SMS

Foto: Reprodução

Os estados das regiões Norte e Nordeste passam a contar a partir de amanhã (26) com o serviço do sistema de alerta de desastres naturais via mensagens de texto (SMS). Com isso, o sistema, que tem por objetivo prevenir e orientar as pessoas quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências, passará a cobrir todo o Brasil.

A implantação ficou a cargo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com a Defesa Civil e com o apoio das empresas de telecomunicações.

A previsão inicial era que o serviço começasse a funcionar nessas regiões a partir do dia 19 de março. Contudo, no dia 15, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) informou que a entrada em funcionamento do sistema de alerta de desastres naturais via SMS em estados das Regiões Norte e Nordeste foi antecipada para esta segunda-feira.

O sistema envia o alerta por mensagens de texto para os celulares em caso de iminência de desastres naturais. O envio das mensagens ficará a cargo do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e Defesa Civil dos estados e municípios. A partir do próximo ano, a implantação deverá ocorrer gradualmente para outros estados.

De acordo com o site Agência Brasil, a mensagem de texto que a população receberá da Defesa Civil será: “Defesa Civil informa: novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

Qualquer pessoa que estiver em uma das localidades atendidas pode se cadastrar, mesmo não tendo recebido a mensagem e não sendo morador da região, desde que informe um CEP do local atendido.

Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Oeiras Por Thainah Cortez

Oeiras realiza ação alusiva em combate ao abuso sexual infantil

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Profissionais da saúde participam de palestra em São João do Arraial

Campo Maior Por Wellington Siqueira

Agência móvel da Caixa Econômica iniciará os atendimentos nesta terça-feira

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

11º BPM-MA/Timon apreende menores com arma de fogo

Corrente-PI Por Aline Moura

Corrente realiza caminhada contra o Abuso e Exploração Infantil

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium