Segunda, 06 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Banner Governo Junho
[email protected]
(86) 98844-3653
Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais)

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais)

Lucas Stefano Saiba tudo o que acontece na região.

[email protected]

(86) 98844-3653

Cidades - Destaque

Postada em 21/06/2020 ás 07h54

Publicada por: Lucas Stefano

A passarela da Ponte Metálica
Artigo escrito pelo engenheiro Chico Leitoa
A passarela da Ponte Metálica

Desde a década de 60, morando na beira da linha, sempre me utilizei da Ponte Metálica João Luis Ferreira,  A” ponte velha”. Tempos difíceis, pois a ponte tinha apenas um tablado servindo de pista de rolamento e passeio para pedestres, também de tábuas. De longe, principalmente à noite se ouvia o barulho provocado pelos pneus dos carros no contato com o tablado. Algumas pessoas chegaram a cair no rio, através dos espaços deixados por tábuas não substituídas. Uma delas foi a adolescente Vânia Leão, que tirou a atenção por alguns segundos e foi parar nas águas do velho monge, tendo sido salva por canoeiros e banhistas.

 

Ainda na década de sessenta, a REFESA, fez estudos, reforçou sua estrutura e foi colocada uma laje de concreto armado como pista para carros e na parte externa, passeio para pedestres e ciclistas. Com o aumento do fluxo de pessoas indo e vindo, o perigo mudou de lugar e passou para o aterro de acesso. Muitos carros, motos, ciclistas e pedestres chegaram a descer aterro abaixo, danificando bens e principalmente ferindo pessoas muitas de forma grave. Era um problema que exigia solução, pois, por ali passavam todos os dias quase 50.000 pessoas indo e vindo.

 

Encaramos o problema, a equipe de governo, com a participação do Engenheiro Fauze,  fizemos uma visita de trabalho, ao local, com a honrosa companhia do Engenheiro Alberto Silva ex Governador do Piauí e ligado à REFESA, numa tarde ensolarada, e de lá já saímos com a idéia do projeto formatada e a decisão política de resolver o problema.

 

Fui a Brasilia e mostrei para o Ministro Alexandre Costa a pujança e a importância do Projeto, do qual eu já havia lhe falado. Ele que veio a ser o grande parceiro do Município naquele mandato, mesmo não sendo aliado político, e já conhecedor do problema levado por nós ao seu conhecimento, ficou empolgado com a importância da obra e imediatamente garantiu apoio, mas foi logo dizendo que o Governador Lobão tinha falado pra ele da nossa audiência e ficou encantado com o projeto da passarela. Portanto o Estado também seria parceiro. E com a participação do Município, Estado e União, implantamos a passarela da ponte.

Andamento rápido das obras

 

 Já se passaram mais de vinte  anos e nunca mais ninguém desceu o aterro. Portanto, eliminamos um ponto crítico da Cidade, aliviando sofrimentos e dando segurança para nossa população.

 

Sempre  que passo por ali, lembro-me de quantas vezes presenciei e participei daquela mistura de carros, motos, pedestres e ciclistas, muitas das vezes resultando em acidentes, alguns graves, que tivemos a felicidade de focar, buscar os parceiros e resolver o problema de forma definitiva.

O reconhecimento

 

Numa das inúmeras visitas do governador Lobão à construção da passarela, o meu filho Luciano, à época com 14 anos, vinha de bicicleta e no meio de outros transeuntes, me chamou. O Governador meio que espantado me perguntou: é seu Filho ? respondi que sim. Ele falou: mas é perigoso ele vir de bicicleta, respondi: tá acostumado. Aí Lobão falou novamente da importância da obra que foi talvez, o maior custo beneficio do Brasil dado o alcance da quantidade de pessoas beneficiadas diariamente.

... Marca de um governo popular

 

Eng. Chico Leitoa

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium