Domingo, 26 de maio de 2019
(86) 99915-1055
redacao@portalr10.com
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Teresina - Teresina

Postada em 26/02/2018 ás 17h04 - atualizada em 26/02/2018 ás 17h10

Publicada por: Redação

Alunas da rede municipal são premiadas em concurso nacional
A premiação ocorreu na sede da DPU/PI e contou com a participação das famílias e dos professores orientadores.
Alunas da rede municipal são premiadas em concurso nacional

Foto: Maps

Duas estudantes da Rede Municipal de Ensino e do Programa Cidade Olímpica Educacional estiveram entre os vencedores do 3º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União – DPU. A premiação ocorreu na sede da DPU/PI e contou com a participação das famílias e dos professores orientadores, em uma solenidade marcada por elogios.

Keydy Ketley e Emilly Santos conquistaram o 2º e o 3º lugar, respectivamente, na competição que reuniu alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA das escolas públicas de todo o país. O concurso desafiou os jovens a escreverem sobre o tema “Mais direitos, menos grades”, promovendo a discussão sobre os direitos da população e incentivando a expressão crítica sobre o sistema prisional brasileiro.

Keydy concorreu quando ainda era aluna da Escola Municipal Maria do Socorro Pereira da Silva. Atualmente no Ensino Médio, ela conta que recebeu apoio na escola e também no Cidade Olímpica, onde passou quatro anos. A menina de 15 anos intitulou seu texto campeão de ‘Reabilitar para a liberdade’. “Estou muito feliz, pois não esperava estar entre os vencedores, já que era um tema difícil. Recebi incentivo de todos e consegui essa vitória”, disse.

Emily, aluna do 7º ano da Escola Municipal Valter Alencar, se destacou com a redação “Para que serve a cadeia?”. Há apenas um ano no Programa da Prefeitura de Teresina, a estudante de 11 anos de idade é um prodígio com as palavras e motivo de orgulho para a família. “Minha filha ama livros. O sonho dela era vencer uma competição, estamos muito felizes com essa conquista. Sinto que ela tem um futuro brilhante e agradeço todo o apoio dos professores”, declarou a mãe de Emily, Elionita dos Santos.

Os defensores públicos Dr. Rômulo Plácido e Dr. Danilo Correia premiaram os vencedores do concurso e falaram da importância de ações como essa para envolver os estudantes nos debates sobre direitos humanos. “Esse é um tema complexo, exige que os jovens pensem fora da caixa. O objetivo é mesmo promover esse debate tão importante para o progresso da sociedade. As redações foram excelentes, esperamos repetir o sucesso da competição este ano”, disse Dr. Danilo.

O professor da disciplina de língua portuguesa do Programa Cidade Olímpica, Orlando Nascimento, recebeu um certificado como agradecimento por orientar os trabalhos premiados. Para ele, esse é um momento de coroação do trabalho realizado aos sábados. “Preparamos alunos para competições de conhecimento, então a conquista é sempre motivo de felicidade e orgulho. Trabalhamos com vídeos, textos e debates, não apenas para a participação neste concurso, mas para a evolução da turma como um todo”, explica.

O diretor da E. M. Maria do Socorro Pereira da Silva, Afonso Flávio Borges, já anunciou que a unidade de ensino deve participar da próxima edição do concurso também na categoria Escola, que premia a campeã com R$ 10 mil. “Além de incentivar os alunos a pensarem em temas polêmicos, estimulando leitura e escrita, o concurso traz essa ótima premiação para as escolas. Acredito que a vitória das meninas vai despertar o interesse das outras escolas municipais em participar também”, disse o diretor.

 

Fonte: PMT

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

Dia ‘D’ da Campanha de Vacinação Antirrábica é realizado em Floriano

Francinópolis Por Odair Morais

Francinópolis pode receber investimentos do PAR para Educação

Pau D'arco Por Carlos Eugênio

Prefeito Nilton Bacelar participa da 7º Expoeiras

Oeiras Por Thainah Cortez

7° edição do Expoeiras 2019 reúne multidão com grande programação

Joaquim Pires-PI Por João Victor

Joaquim Pires pode receber recursos para investimentos na Educação

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium