Havaianas erra cores da bandeira LGBT+ em campanha no Mês do Orgulho
A empresa foi criticada por utilizar uma bandeira com 8 cores.
A Havaianas decidiu lançar uma linha ‘global pride’ no mês do Orgulho LGBTQIA+. São chinelos, sandálias, bolsa, body que são estampados com as cores do arco-íris.
Em campanha com ONG, a empresa lanou uma linha de sandálias com bandeira, mas uma bandeira com 8 cores e não a tradicional bandeira de 6 cores. A saber a bandeira com 8 cores não teve vida por 6 meses após sua criação histórica.
Lembrando que para usar 8 cores, o acréscimo tem valor racial, sendo as duas novas cores o marrom e o preto. A empresa utilizou as cores Anil e o Rosa.
A ativista Maira Reis, entre outras centenas de seguidores da marca, se questionaram sobre como uma campanha está ligada à uma importante ONG e ninguém notou o fato.
A marca ainda não fez nenhum posicionamento em suas redes sobre a escolha errada para sua campanha, que, sim, tem excelente cunho e proposta inclusiva, mas peca em contexto histórico e representatividade.
Além dos modelos pride, a empresa também afirma que está ampliando a numeração dos calçados, do 46 ao 49, para promover maior inclusão.