Sexta, 19 de outubro de 2018
(86) 99915-1055
Cidades - Recadastramento

Postada em 27/02/2018 ás 12h11

Publicada por: Izaías Pontes

Fonte: Izaias Pontes

Cartório Eleitoral Alerta Para Prazo Final de Recadastramento Biométrico
O prazo final para o cadastramento biométrico encerra-se dia 03 de marco.
Cartório Eleitoral Alerta Para Prazo Final de Recadastramento Biométrico

Cartório Eleitoral de Ipiranga do Piauí

 

 

O Cartório Eleitoral da 89ª Zona Eleitoral vem a público comunicar que está chegando a data para o termino do cadastramento biométrico que ocorrerá dia 03 de março. Em Ipiranga do Piauí somente 75% da população já compareceu para fazer sua biometria, grande parte dos eleitores da Zona Rural já realizaram o recadastramento biométrico e estão aptos a votar nas próximas eleições de 2018. O Cartório Informa que nesta semana está atendendo com horário diferenciado que começa ás 7 horas da manhã se estendendo até ás 17 horas de segunda a sexta-feira, e no sábado dia 03 de março estará de plantão das 08 horas da manhã até as 13 horas.

O que é Biometria? Biometria é um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas). É atualmente bastante utilizado como base para sistemas de identificação. O uso de ferramentas biométricas proporciona aos sistemas de segurança total confiabilidade.

Para que serve o recadastramento eleitoral biométrico? O recadastramento biométrico serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento. Para tanto, o eleitor deverá comparecer ao cartório de sua Zona Eleitoral ou Posto de Atendimento criado para esta finalidade, para coleta das digitais, da assinatura eletrônica e de fotografia digitalizada. Além disso, o recadastramento serve para atualizar o cadastro de eleitores.

Qual a vantagem desse novo sistema? A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

Quem está obrigado a comparecer ao recadastramento? Estão obrigados ao recadastramento todos os eleitores convocados ou não pela Zona Eleitoral que esteja executando esse procedimento, no período informado, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e já possuem título (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade).

O que acontece se eu não comparecer ao recadastramento? O título será cancelado e assim permanecerá até que o eleitor procure a Justiça Eleitoral para efetuar o seu recadastramento biométrico.

Como eu faço para ser recadastrado? Compareça ao(s) posto(s) de atendimento de seu município, no(s) endereço(s) e prazo divulgados, munido de documento oficial de identidade que tenha sua foto e comprovante de residência atualizado.

ATENÇÃO!!! Quais documentos preciso levar para ser recadastrado?  - Documento oficial de identificação que contenha foto (Ex.: RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar - EM ORIGINAL);  - Comprovante de residência recente (emitido, no máximo, há 3 meses) no nome do eleitor ou de parente, devendo comprovar o parentesco;  - Documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver (Ex.: certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial etc.);  - Se for o 1º título eleitoral, necessita-se ainda do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).  OBS.: - Se você tiver o Título Eleitoral anterior, leve-o (se o tiver perdido, não é necessário trazer boletim de ocorrência);  A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação para o alistamento eleitoral (1º título de eleitor) por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o Passaporte, se não contiver a filiação.

Se eu não possuir documento oficial com foto, ficarei impedido de fazer o recadastramento biométrico? Deve-se dar preferência, sempre, à apresentação de documento oficial com foto. Contudo, caso o eleitor não possua tal documento, poderá apresentar a Certidão de Nascimento ou Casamento, EM ORIGINAL.  

O Comparecimento é obrigatório, caso o eleitor não compareça, terá o seu título cancelado.

 

 

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Água Branca-PI Por Lenno Oliveira

Adventure Viagens apresenta excursão para Beberibe – CE

Barra D'alcântara Por Cleiton Brito

Secretaria de Saúde de Barra D'Alcântara Recebe Nova Ambulância

Demerval Lobão - PI Por Katia Cruz

Estratégia Saúde da Família realiza ação com crianças

Lagoa do Piauí Por Tarcísio Oliveira

Secretaria de Saúde de Lagoa do Piauí realizou semana da criança

Inhuma-PI Por Juerismar Luis

Dia Mundial da Saúde Mental foi comemorado em Inhuma

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium