Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 Maternidade
R10 Maternidade
Acompanhe as principais notícias sobre Maternidade.
Geral Cuidados
30/06/2020 15h43
Por: Redação

Apoio familiar é fundamental durante a gestação e na hora do parto

O sonho de ser mãe é o grande desejo de muitas mulheres. Mas, para que esse desejo torne-se realidade é importante adotar alguns cuidados durante a gestação, bem como na hora do parto para garantir que tudo ocorra da melhor forma. Na hora do parto, por exemplo, é fundamental que a mamãe tenha toda uma rede de apoio familiar nesse momento tão importante, que envolve diversas emoções para todos os envolvidos.

A obstetra e diretora técnica da maternidade Med Imagem, Patrícia Paiva, afirma que tornar-se mãe é uma decisão crucial e importante na vida da mulher, o que requer todo o apoio necessário no ceio familiar. “A gravidez é um processo onde a mulher passa por muitas alterações biológicas e fisiológicas, por isso é importante que ela esteja inserida em um ambiente em que possa ter apoio, respeito e orientação. A família é um suporte que possibilita reduzir danos para a futura mãe, como ansiedade, angústias e medos. Constituir uma nova família exige muito do aspecto físico e emocional. Então a família tem um papel fundamental para que essa mulher passe por esse processo da forma mais tranquila”, explica a obstetra Patrícia Paiva.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Durante a gravidez é fundamental que a mulher faça todo o pré-natal para entender o processo e as mudanças decorrentes da gestação. Neste período é recomendado que a família esteja presente nas consultas e participe das orientações médicas em relação aos cuidados com o bebê.

“Esse acompanhamento é indicado, pois possibilita que o familiar possa tirar dúvidas e se sentir mais seguro para que no momento do parto ele seja um agente facilitador. O envolvimento paterno efetivo, por exemplo, possibilita resultados positivos para o bebê: incentivo ao aleitamento, fortalecimento do vínculo pai-filho e regulação emocional”, frisou a obstetra Patrícia Paiva.

A psicóloga Catarina Cardoso destaca que o momento do parto também gera uma mistura de sentimentos, por isso é necessária toda uma rede de apoio familiar nesse processo de intensas mudanças. Ela explica que no parto as mulheres podem vivenciar uma série de sentimentos e sensações, como o medo, angústia, tristeza e solidão. Assim, quando a família está presente dando todo o apoio emocional essas sensações ficam mais difíceis de acontecer.

“O parto para a maioria das mulheres é considerado um momento de intenso temor. Agora imagina a mulher ser deixada sem uma figura de apoio que transmita esse conforto? Esse suporte é crucial tanto no parto quanto nos momentos posteriores, uma vez que vai fortalecer o seu conceito enquanto mulher e mãe. O apoio emocional proporciona benefício como uma menor extensão do trabalho de parto e uma menor necessidade do uso de analgésicos, além de menor ocorrência de infecção tanto na mulher quanto nos bebês”, destacou a especialista.

Um momento tão importante deve ser de muito cuidado e rodeado pelo amor de toda a família. E a escolha do local para que tudo ocorra com segurança é outro aspecto que deve ser levado em consideração. Recentemente, Teresina ganhou uma nova maternidade que conta com um espaço seguro e acolhedor, além de oferecer estrutura para todos os tipos de partos. A Maternidade Med Imagem foi concebida para retratar as melhores chegadas, repletas de afeto, nesta fase que é singular para todas delas: o parto e os cuidados com o bebê.

Fonte: Ascom
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp