Segunda, 06 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Banner Governo Junho
[email protected]
86 9 9834-2372
Histórias do Piauí

Histórias do Piauí

Histórias do Piauí Histórias que marcam o Estado.

[email protected]

86 9 9834-2372

Piauí - Conheça

Postada em 30/06/2020 ás 16h33

Publicada por: Bruna Sampaio

São Pedro do Piauí tem história de fé e devoção pelo padroeiro da cidade
São Pedro nasceu às margens do Rio Galiléia
São Pedro do Piauí tem história de fé e devoção pelo padroeiro da cidade

Município de São Pedro do Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

O município de São Pedro do Piauí, como o nome já diz, é local de fé e devoção ao santo católico que, segundo a Igreja, foi um dos discípulos mais fieis de Jesus Cristo e é considerado pela Igreja Católica o primeiro papa da história.

De acordo com o padre Carvalho, pároco na cidade, São Pedro nasceu às margens do Rio Galiléia, logo virou pescador e amigo de João Batista. “Quando recebeu o convite de Jesus Cristo deixou imediatamente a pescaria de homens para alcançar a pescaria de almas”, contou.

“Ele não observou o que poderia acontecer com relação ao mantimento da família, por exemplo, pelo contrário, aceitou o convite imediatamente e até hoje continua a igreja com toda sua credibilidade pelo seu amor, sua fé, pelos grandes trabalhos e milagres ”, completou o padre.

O técnico em agropecuária conta a origem do município. Segundo ele, antes de se tornar cidade, o local era povoado por índios e colonizadores portugueses se apossaram das terras e deram início a história do município.

“Foi criada a Fazenda São Pedro, a Vila São Pedro, houve a primeira eleição. E, depois, em 1937, foi criada a cidade”, relatou Sílvio Roberto.

O pedagogo Mário Paiva diz que a devoção em São Pedro vem de muito tempo. “Os moradores mais antigos contam que foi trazida uma imagem de Portugal e a partir daí a devoção pelo santo se perpetuou aqui na cidade. É uma cultura muito forte aqui no nosso município em torno dessa tradição católica centrada na figura de São Pedro”, disse.

Celebra-se o dia de São Pedro em 29 de junho e todos os anos a cidade comemora o festejo de São Pedro, de 19 a 29 de junho. Esse ano é a primeira vez em que o período não foi celebrado, devido à pandemia da Covid-19.

Os moradores contam que um dos principais pontos turísticos da cidade, o Açude Laranjeiras, passou quase 10 anos seco e que um milagre do padroeiro da cidade fez com que o açude enchesse novamente e os peixes voltassem.

“Graças a São Pedro que mandou muita chuva para nós”, disse o pescador Antônio Nilton.

Fonte: G1

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium