Sábado, 12 de Junho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

28°

23° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Saúde
02/07/2020 12h38
Por: Marina Sousa

Prefeitura de Oeiras inaugura Unidade Básica de Saúde no Bairro Jurani

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal continua ampliando e descentralizando os serviços de saúde em Oeiras. Nessa quarta-feira, 1°, foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde – UBS ‘Pedro Araújo Filho’, no Bairro Jurani. Construída com recursos próprios do município, a unidade atende e beneficia mais de 570 famílias da região, ofertando serviços de consultas médicas, de enfermagem, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B), pré-natal, puericultura, entre outros procedimentos.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, diz que a implantação da nova UBS faz parte da política de descentralização e requalificação da Atenção Básica em Oeiras. “Ficou definido como uma das diretrizes na última Conferência Municipal de Saúde, que contou com a participação popular, a descentralização dos serviços de saúde e a necessidade de construção de uma UBS e implantação de uma equipe de PSF (Programa Saúde da Família) na área do Jurani”, pontua.

“O município deu um passo além, ampliando as equipes de Saúde da Família de 14 para 18 equipes, e uma das áreas contempladas foi o Jurani, onde entendemos a necessidade de facilitar o acesso da população, garantindo à ela a proximidade dos serviços de saúde, que até então estavam centralizados na UBS da Rodagem de Picos. Pela grande quantidade populacional na área tivemos como dar esse passo e construir a UBS, com recursos próprios do município, e oferecer todos os serviços que são ofertados nas outras unidades básicas de saúde da nossa cidade, tanto da zona urbana, quanto da zona rural”, acrescenta Auridene Freitas.

Continua depois da publicidade

Com a nova unidade, a rede municipal de Saúde passa a contar com 56 postos de atendimento à população – entre UBSs e Pontos de Atendimento, espalhados em diversas comunidades das zonas urbana e rural, SAMU e CAPS e CAPS AD. “Através das Conferências Municipais de Saúde, deliberamos e norteamos as ações do município nesta área. Esta ferramenta que estamos entregando hoje é um dos últimos desejos colocados nas Conferências, algo altamente democrático, que nos deixa antenados e refletindo aquilo que a população está querendo para o seu bairro”, pontua o prefeito José Raimundo, acrescentando que a implantação de novos postos de saúde faz parte do esforço da Prefeitura Municipal para descentralizar, ampliar e qualificar a Atenção Básica em Oeiras.

Fonte: Ascom
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp