Segunda, 19 de Abril de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

23°

23° 29°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Utilidade Pública
R10 Utilidade Pública
Tudo sobre utilidade pública.
Economia Consumo consciente
04/07/2020 10h58 Atualizada há 9 meses
Por: Francine Dutra

Saiba como economizar energia durante o isolamento

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com a suspensão das aulas nas redes estadual, municipal e particular devido a pandemia do coronavírus, mais as restrições de rotina de trabalho que algumas empresas vêm adotando para evitar a disseminação do vírus, muito mais gente está passando o dia em casa, o que consequentemente, vem aumentando o consumo de energia, e pode impactar na conta no fim do mês.

Para evitar surpresas desagradáveis na conta de energia, algumas dicas podem ajudar os consumidores a evitarem desperdícios e terem um valor menor na taxa. Por exemplo, abrir as janelas de todos os cômodos da casa para aproveitar a luz natural e circular o ar, pois segundo os infectologistas, o coronavírus se espalha com maior facilidade em ambientes fechados.

Outra dica importante é manter a limpeza dos filtros de ar em dia, já que a sujeira pode sobrecarregar o equipamento, aumentando o consumo de eletricidade. Além de favorecer o acúmulo de bactérias, ácaros e fungos, o que ocasiona processos alérgicos.

Continua depois da publicidade

Confira outras dicas para usar a energia com consciência nesse período:

Geladeira – Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante e não guardar alimentos quentes em seu interior. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia.

Ar condicionado – Nos casos de aparelhos que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar.

Iluminação da casa – Evite ligar as lâmpadas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes.

Televisão – Desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada, programando para desligar automaticamente.

Ferro elétrico – A dica é acumular uma grande quantidade para passar de uma vez só e utilizar o equipamento com a temperatura indicada para cada tipo de tecido.

Lavadora de roupas – Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima.

Computadores e notebooks – Utilizar o recurso de economia do monitor e desligue quando ninguém estiver usando. Evite o modo stand-by, pois também consome energia.

Carregamento de celulares – Não deixar os celulares carregando a noite toda e nem os carregadores conectados sem o aparelho. Essas atitudes provocam o desperdício de energia.

Selo Procel de economia

Uma das principais recomendações em se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo Procel/Inmetro de economia de energia a indicação “A”, ou seja, com maior economia.

A concessionária de energia reforça que essas medidas, além do uso racional, também colaboram para a segurança de todas as pessoas em um contexto de incertezas e imprevisibilidades, evitando a disseminação do coronavírus.

Fonte: G1
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®