Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 LGBT
R10 LGBT
Últimas e principais notícias sobre LGBT.
Geral Dicas
07/07/2020 11h18 Atualizada há 4 anos
Por: Redação

Glossário de gênero: Entenda o que é cis, trans, não-binário e mais termos

Agênero, transgênero, não binário... Novas identidades de gênero estão mudando a cara e o comportamento de milhares de jovens.

Entenda o que cada termo significa e faça parte de um mundo mais inclusivo e sem preconceitos.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Agênero

Quem não se identifica com nenhum gênero.

Drag

Expressão de gênero artística e temporária. Um artista que usa roupas associadas ao gênero feminino é Drag Queen e quem usa elementos do masculino é Drag King.

Expressão de gênero

O modo como cada pessoa se apresenta ao mundo. Inclui aqui tudo o que é construído como sendo de um gênero ou de outro, como as roupas, o linguajar, o estilo e o comportamento.

Gênero fluido

Pessoa que flui pelos gêneros e, por isso, não se identifica unicamente com o masculino, feminino ou com o neutro. Durante a vida, ou no mesmo dia, pode combinar elementos dos gêneros ou transitar
entre eles.

Orientação sexual

Capacidade de cada pessoa de experimentar uma profunda atração emocional, afetiva ou sexual por indivíduos de gênero diferente, igual ou de mais de um gênero.

Prática sexual

Como a pessoa vai realizar sua orientação sexual. Se ela é homossexual, por exemplo, sua prática sexual será com uma pessoa do mesmo gênero.

Cisgênero

Quem corresponde ao gênero atribuído ao nascimento: quem nasce com vagina, foi designada mulher e, no desenvolvimento da identidade, se identifica com o sexo feminino.

Identidade de gênero

Diz respeito à experiência interna e individual do gênero, profundamente sentida por cada pessoa, que pode ou não corresponder ao sexo atribuído no nascimento, incluindo o senso pessoal do corpo, que pode envolver modificação da aparência ou funções corporais.

Transgênero

Qualquer pessoa que não corresponde ao gênero designado no nascimento. Exemplo: uma pessoa que nasceu com vagina e reivindica a masculinidade do seu corpo é um homem trans.

Queer

Originalmente, uma ofensa em inglês, é um termo adotado pelas pessoas LGBTS nos EUA como forma de visibilidade a qualquer comportamento fora das normas de gênero. No Brasil, é usado como uma postura e como um campo de estudos de quem passa a reivindicar o lugar do estranho. É com quem diz: “Sou diferente e gosto de ser”.

Travesti

É uma identidade brasileira de quem foi designada do gênero masculino e objetiva a construção do feminino; algumas se veem como um terceiro gênero. Estão conectadas no imaginário social à prostituição, à rua e à marginalidade.

Transexual

Pessoa com identidade de gênero discordante da atribuída ao nascimento e que realiza uma transição (hormonal ou cirúrgica) para o modo como se reconhece.

Intersexo

Condição anatômica (pelos elementos reprodutivos, genitais, genéticos ou hormonais) de quem não se encaixa nas definições médicas de feminino e masculino. Anteriormente, era chamado de hermafroditismo.

Não binário

Pessoa que não se identifica com os polos binários de masculino e feminino. É o não querer uma definição de gênero e, muitas vezes, sentir-se meio a meio.

Binário

Crença ou característica de quem possui como perspectiva de gênero a divisão obrigatória entre masculino e feminino (homem e mulher). Uma mulher cis é binária, assim como uma trans.

Fonte: Glamour
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp