A Prefeitura Municipal de Cocal, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do presidente da Associação das Vítimas da Barragem Algodões (AVABA), Corcino Medeiros, uma importante figura cocalense que esteve à frente da luta em prol do respeito ao direito das vítimas do rompimento da Barragem Algodões.
Corcino Medeiros é mais uma vítima do novo coronavírus (Covid-19).
A prefeitura de Cocal lamentou a morte de Corcino Medeiros e fez uma publicação nas rede social na manhã desta sexta-feira (10).
Corcino Medeiros presidente da AVABA, que foi criada especialmente para mobilizar as famílias a buscarem na Justiça a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem, a Associação encampou a luta desde o início. O rompimento ocorreu no dia 27 de maio de 2009, por volta das 16 horas, despejando mais de 50 milhões de metros cúbicos de água no leito do Rio Pirangi e devastando todo o vale abaixo da barragem, numa extensão de dezenas de quilômetros dos municípios de Cocal e de Buriti dos Lopes.
Nove pessoas morreram por afogamento, uma foi dada como desaparecida, dezenas saíram feridas e centenas de moradores dos dois municípios ficaram desabrigadas.