Sábado, 28 de Novembro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

33°

24° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Campanha irregular
13/07/2020 11h24 Atualizada há 5 meses
Por: Marina Sousa

Em Pio IX, rádios comunitárias impulsiona campanha de candidato da situação

De acordo com a Lei, as emissoras estão proibidas de transmitir, ainda que sob forma de entrevista.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A legislação eleitoral estabelece restrições às emissoras de rádio e televisão, em programação normal e noticiários. As vedações estão previstas na lei nº 9.504/97.

De acordo com a Lei, as emissoras estão proibidas de transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado, ou que haja manipulação de dados.

A legislação veda ainda a veiculação de propaganda política ou difusão de opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação, seus órgãos ou representantes e o tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação.

Continua depois da publicidade

Outro impedimento às emissoras é divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com o nome do candidato ou com a variação nominal por ele adotada.  Sendo o nome do programa o mesmo que o do candidato, fica proibida a sua divulgação, sob pena de cancelamento do respectivo registro.

O lado oposto da lei é o que vem acontecendo em Pio IX, município localizado na região de Picos.  Duas emissoras de rádios comunitárias fazem campanha diariamente para o grupo da situação. A denuncia foi feita por moradores numa rede social.

Assessor da prefeitura anunciando debate apenas com lideranças da situação.

“Eles fazem debates toda semana e convida só políticos da base da prefeita, nunca chamaram nenhuma liderança de oposição”, disse uma internauta que não quis se identificar.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo a denúncia, os debates são mediados pelo irmão do pré-candidato da situação.

“Quando o debate não é mediado pelo assessor da prefeitura, é o próprio irmão do pré-candidato a prefeito quem comanda, e só arrotam elogios para a atual gestão e seu pré-candidato”, ressalta.

Sobrinho da prefeita anunciando debate apenas com cabos eleitorais do pré-candidato da situação.

A vereadora de oposição Eliane Arrais Bezerra por muitas vezes já questionou a parcialidade das emissoras, inclusive protocolando denuncias contra as mesmas.

Continua depois da publicidade

Segundo a parlamentar, além de fazer pré-campanha para o grupo da situação de forma escancarada, as emissoras atacam com veemência a oposição de Pio IX denegrindo a imagem de suas lideranças.

Vereadora de oposição questionando a parcialidade das emissoras de rádio de Pio IX.

“Debate "uníssono", não é debate, é ditadura! A RÁDIO “COMUNITÁRIA" UMBUZEIRO FM DE PIO IX tem negado insistentemente a nossa participação em seus programas, assim como a de todos os outros vereadores que não integram o grupo político da atual gestão municipal.

Embora, tenha feito, por diversas vezes, citações e insinuações falsas e inconsistentes em relação a posicionamentos da oposição, esta, legítima e necessária em qualquer regime democrático. Deixando claro o desrespeito à lei ao discriminar, de forma escancarada, a partir de convicções político-partidárias”, escreveu a vereadora numa rede social.

Fonte: Ascom
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®