Domingo, 16 de Janeiro de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

28°

23° 30°

Teresina - PI

Últimas notícias
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.
Política Resumo do dia
14/07/2020 23h47 Atualizada há 2 anos
Por: Jornalista Milton Atanazio

Terça-feira, 14 de julho – RESUMO DO DIA


Boa noite! Aqui no BOLETIM FOCO NA POLÍTICA estão as notícias para você terminar o dia bem-informado.


Com média de 1.056 mortes diárias por Covid-19, o Brasil tem a semana mais letal desde o início da pandemia. A Justiça derruba a liminar que obriga convênios a oferecer testes sorológicos para o coronavírus. O governo publica portaria que permite a recontratação de funcionários demitidos antes de 90 dias. E, no Reino Unido, um pub adota uma medida radical para que os frequentadores mantenham distanciamento social.

Aqui no BOLETIM FOCO NA POLÍTICA estão as notícias para você terminar o dia bem-informado
Aqui no BOLETIM FOCO NA POLÍTICA estão as notícias para você terminar o dia bem-informado

Avanço da pandemia

Mapa da média móvel no Brasil em 14 de julho — Foto: Arte/G1
Mapa da média móvel no Brasil em 14 de julho — Foto: Arte/G1

Nesta terça-feira, o levantamento do consórcio de veículos de imprensa registrou 1.034 mortes por Covid-19 no Brasil em 24 horas — o total de óbitos chega a 74.262. Com média de 1.056 mortes diárias, a última semana foi a mais letal no país. Foram 43.245 casos confirmados de coronavírus no último dia, somando quase 2 milhões de infectados. Nove estados e o Distrito Federal apresentaram alta de mortes. Clique aqui e veja detalhes nos estados.

Cobertura dos planos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar derrubou na Justiça a liminar que obrigava convênios a cobrir teste sorológico para o novo coronavírus. A decisão acatou o argumento da ANS de que não é possível ‘fazer uso de testes, de forma paulatina e segura, como auxílio no mapeamento de pessoas infectadas’. De acordo com a ANS, apesar da decisão judicial desta terça, os planos de saúde continuam obrigados a fornecer o exame enquanto a agência não concluir uma avaliação técnica.

Infectada na gestação

Em uma publicação na revista Nature, médicos na França relataram que um menino recém-nascido foi infectado pelo novo coronavírus ainda no útero da mãe. O bebê se recuperou bem. O estudo, que revela a primeira transmissão entre mãe e filho durante a gestação, mostrou que o Sars-Cov-2 atravessou a placenta e provocou uma infecção antes do nascimento.

Emprego na pandemia

Nesta terça, o governo publicou uma portaria que permite às empresas demitirem um funcionário sem justa causa e o recontratarem menos de 90 dias depois. A recontratação deve obedecer os mesmos termos do contrato anterior (entenda as novas regras). A medida vale enquanto durar o estado de calamidade decretado devido à pandemia, previsto para vigorar até 31 de dezembro.

Diante do cenário de incertezas, empresários estão relutando para reabrir os negócios. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, bares e restaurantes tiveram permissão para reabrir sob limitações e condições. Mas alguns empresários ouvidos pelo G1 estão preferindo seguir sem receber clientes em suas mesas.

Reestruturação

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, negou que a exoneração da coordenadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais tenha relação com os alertas do órgão sobre desmatamento na Amazônia. Segundo Pontes, o Inpe passa por uma ‘reestruturação’. O pesquisador Gilvan Sampaio, que assumirá a vaga, disse que não aceitaria ‘tolher ou manipular qualquer dado ou informação’.

Técnicos do Inpe divulgaram uma carta na qual declaram que existe uma ‘estrutura paralela’ no instituto, que ‘opera, governa e decide sobre o Inpe’. E que o órgão segue ‘moldes de estruturas militares’.

Caso Miguel

O Ministério Público de Pernambuco denunciou a primeira-dama de Tamandaré, Sari Corte Real, por abandono de incapaz com resultado de morte. Na denúncia, o promotor incluiu artigos do Código Penal Brasileiro que agravam as penas por o crime ‘ter sido contra criança em meio à conjuntura de calamidade pública’. Assim, o inquérito sobre a morte do menino Miguel Otávio segue para a Justiça. Sari era responsável pelo filho da ex-doméstica Mirtes Souza quando ele caiu do 9º andar de um prédio de luxo no Recife.

Água e coleta de esgoto

Dois em cada três projetos do setor de saneamento básico no país estão parados, segundo um levantamento da consultoria Radar PPP, que monitora o mercado de infraestrutura. O mapeamento identificou 68 projetos de leilão em andamento e 146 paralisados. Atualmente, existem 95 contratos assinados com o setor privado na área de água e esgoto — 75 concessões e 20 PPPs (parcerias público-privadas).

A expectativa do governo e do mercado é de que o novo marco legal facilite a participação da iniciativa privada e contribua para elevar o volume de investimentos no setor.

Dark side

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça, sete mandados de busca e apreensão contra o deputado federal Paulinho da Força, presidente do Solidariedade, nas cidades de São Paulo e Brasília. De acordo com as investigações, há indícios do recebimento de doações eleitorais não contabilizadas durante as campanhas eleitorais de 2010 e 2012, no valor de R$ 1,7 milhão. Em nota, o parlamentar disse que a Justiça Eleitoral aprovou regularmente as contas investigadas.

E mais notícias...

https://foconapolitica.com.br/terca-feira-14-de-julho-resumo-do-dia/

Fonte: ,CNN
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp