Quarta, 12 de agosto de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Camanha ProPiauí Julho
[email protected]
86 9 9834-2372
R10 Pet

R10 Pet

R10 Pet Tudo sobre o mundo dos pets.

[email protected]

86 9 9834-2372

Geral - Curiosidades

Postada em 16/07/2020 ás 09h19 - atualizada em 16/07/2020 ás 09h38

Publicada por: Francine Dutra

Quando vai morrer? Confira sete coisas que os gatos conseguem prever
Determinadas características destes felinos tornam-nos especialmente sensíveis a algumas situações.
Quando vai morrer? Confira sete coisas que os gatos conseguem prever

Foto: Reprodução

Desde a antiguidade que a figura do gato está associada a muitos mitos que lhe atribuem poderes sobrenaturais. Desde a capacidade de dar má sorte, até à habilidade de antecipar acontecimentos que ainda não ocorreram.

Deixando as superstições de lado, o certo é que existem 7 coisas que os gatos podem prever. Não tem nada a ver com magia nem com milagres, mas sim com certas características dos felinos que os tornam mais sensíveis a algumas situações que passam despercebidas aos humanos. Confira:

1. Gatos podem prever terremotos

Em diversas catástrofes, foi possível observar minutos ou horas antes de ocorrer um tremor de terra ou um terremoto, que certos animais demonstraram comportamentos relacionados com o estresse e a ansiedade e começaram a fugir de suas casas e ninhos para zonas mais altas ou afastadas. Entre estes animais estão incluídas as aves, os cachorros e os gatos (entre muitos mais).

Mas o que exatamente pode prever o gato antes de um terremoto? Existem várias teorias. Uma delas indica que os gatos são capazes de prever mudanças estáticas que são produzidas pouco antes do terremoto. Tecnicamente, é possível que alguns humanos também possam prever. Apesar disso, é mais frequente que nós, humanos, confundamos esta percepção com uma simples dor de cabeça ou mau estar.

Outra teoria assegura que os felinos conseguem sentir pequenas vibrações que se produzem na terra antes de um tremor de grande magnitude através das almofadinhas plantares, por ser uma zona do corpo deles extremamente sensível. Seja como for, há quem afirme que efetivamente reconhecem este movimento, não pelas patas, mas sim pelos seus ouvidos.

2. Desastres naturais

Tal como acontece com os terremotos, foi possível observar que os gatos são capazes de prever fenômenos naturais, devido aos sentidos muito apurados deles. Não se trata de magia, os gatos podem detectar algumas mudanças através dos sentidos deles. Eles são capazes de detectar certos acontecimentos que para nós, seres humanos, passam despercebidos.

Muitos gatos notaram que se aproximava uma erupção vulcânica, um ciclone, um tsunami e inclusive um furacão. Isto não quer dizer que todos os felinos o possam prever, mas sim a maioria. Por que isso acontece? Porque todos os desastres naturais se anunciam, não aparecem de um momento para o outro.

Antes que se desencadeiem, ocorrem mudanças na pressão atmosférica, a temperatura, a direção dos ventos e os movimentos da terra, entre muitos outros, que o seu felino é capaz de notar.

3. Algumas doenças

Mais do que prever, certos estudos demonstram que os gatos são capazes de detectar a presença de certas doenças no corpo humano, assim como nos seus congêneres felinos. Existem muitas testemunhas que afirmam ter descoberto que tinham câncer depois do felino deles se deitar constantemente sobre uma determinada região do corpo.

4. Diabetes e epilepsia

Estas duas doenças são caracterizadas pela possibilidade de que em ambas se manifestem perigosos ataques, que podem ser repentinos para o ser humano que sofre deles, tanto pela subida dos níveis de açúcar como um ataque epiléptico.

Tal como acontece com o câncer, existem testemunhas e casos de tutores cujos gatos lhes salvaram a vida, porque se demonstraram especialmente nervosos momentos antes de acontecer uma das crises. Neste caso, os gatos também foram capazes de notar as mudanças que se produzem no organismo humano através do olfato.

5. Estados de ânimo

Os felinos não podem prever um estado de ânimo mas podem percebe-lo perfeitamente. Se você está deprimido, angustiado ou preocupado, é muito provável que o seu amigo felino se adapte ao seu estado de ânimo de forma compreensiva, fazendo companhia para você durante esses momentos mais difíceis. Por outro lado, se você está feliz e ativo, é muito provável que ele queira brincar e se divertir com você.

6. Visitas

Com certeza você já reparou que o seu gato muda a atitude dele um pouco antes de um dos membros da família regressar a casa, ficando inquieto e ansioso. Isto acontece porque, efetivamente, os gatos são capazes de perceber se essa pessoa querida se está aproximando. Tudo isto graças ao maravilhoso nariz que possuem e aos ouvidos fantásticos. Os felinos conseguem cheirar aromas conhecidos a longas distâncias, o que permite que o seu gato te possa esperar na porta muito antes que você chegue em casa. Para além disso, são capazes de discriminar os sons que fazem suas chaves ou a forma como você caminha.

7. Gatos podem prever a morte de pessoas

Há séculos que existe especulação sobre se os gatos podem prever a morte. Alguns estudos indicam que efetivamente podem. Isto se deve, mais uma vez, ao apurado sentido de olfato. Todos os seres vivos segregam certas substâncias quando estamos perto de morrer, devido às mudanças físicas que sofre o organismo. Os felinos são capazes de perceber estas mudanças. Por esse motivo existem tantas testemunhas de pets que permaneceram junto dos seus tutores até ao último suspiro.

Fonte: Perito Animal

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium