Segunda, 28 de setembro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Camanha ProPiauí Julho
[email protected]
86 9 9834-2372
R10 Retrô

R10 Retrô

R10 Retrô Notícias sobre as décadas de 80 e 90.

[email protected]

86 9 9834-2372

Entretenimento - Dicas

Postada em 24/07/2020 ás 10h55

Publicada por: Francine Dutra

Saiba como criar uma decoração retrô para a sua casa
Mistura de cores, materiais e texturas diferentes podem tornar a decoração cheia de personalidade.
Saiba como criar uma decoração retrô para a sua casa

Foto: Reprodução

Com cara de antiguinha, mas repaginada, a decoração retrô é uma releitura daqueles móveis da casa dos avós. Diferente do vintage, que realmente usa peças originais, diretamente do passado para a atualidade, o retrô é inspirado nos itens e nas estampas das décadas anteriores, principalmente de 50, 60, 70 e 80, como uma releitura atualizada.

A palavra “retrô” significa “em tempos passados” e representa a quebra de paradigmas na arte: tendências se transformam, mas sempre voltam. A nostalgia de ter, em casa, um objeto inspirado na época da infância tem ganhado o coração de muitas pessoas.

A mistura de cores fortes, materiais e texturas diferentes são alguns dos fatores que tornam a decoração retrô tão cheia de personalidade. Por essa razão, é válido ter em mente que, para adotar este estilo na sua casa, não é preciso mudar tudo em todos os cômodos. Investir em alguns itens-chaves já pode ser suficiente. 

A mudança não precisa ocorrer na casa toda

Quando o assunto é decoração retrô, é importante encontrar um equilíbrio entre o antigo e o atual para não cair no erro de criar uma atmosfera antiquada nos cômodos da sua casa. Sendo assim, uma opção bacana é misturar elementos modernos e itens vintage, seja na cozinha, nas salas ou nos quartos.

Decoração retrô na cozinha

Se objetivo é criar uma cozinha retrô, a dica principal é investir em eletrodomésticos com design de décadas antigas, seja o fogão ou a geladeira, por exemplo. Além disso, os eletroportáteis, como as batedeiras, também são uma opção. Nesse caso, vale escolher um cantinho do cômodo para deixá-la à mostra.

Mas se você já tem esses itens e eles estão em boas condições, então, a alternativa é apostar em um revestimento retrô. No caso da geladeira, os adesivos vinílicos podem ser uma boa escolha. Cores como amarelo gema, azul-celeste e vermelho podem garantir o efeito desejado.

Decoração retrô na sala de estar

 

 

 

A sala retrô é cheia de possibilidades! Se você acabou de se mudar e está arquitetando a decoração do zero, então, procure investir em móveis com estilo vintage, como o sofá, por exemplo.

Nesse caso, os tons de vermelho e verde musgo podem fazer parte da sua lista de opções. Além disso, prefira àqueles que possuem pés palitos, uma característica-chave nesse tipo de decoração.

O rack retrô também pode ser sua escolha. A boa notícia é que ele voltou com tudo nas últimas tendências de decoração, então, encontrar esse móvel por um preço que cabe no bolso pode ser uma tarefa mais fácil do que você imagina. Assim como o sofá, a característica principal dele são os quatro apoios em pés palitos.

Investindo em itens decorativos

Se você já tem uma sala montada e quer apenas investir em alguns elementos da decoração retrô, então, um abajur vermelho ou com pé palito pode ser uma ótima opção. Além dele, itens como quadros, tapetes, almofadas de crochê e aparelhos telefônicos podem te ajudar a garantir o resultado desejado.

Na hora de escolher esses itens, tenha em mente que as cores fazem toda a diferença. Sendo assim, dê preferência aos tons de amarelo, vermelho e verde. Entretanto, é importante ter cuidado para não exagerar na mistura. É fundamental que a combinação seja harmoniosa para não criar um ambiente visualmente cansativo.

Decoração retrô nos quartos

 

O papel de parede floral em tons pastéis é um clássico para quem deseja criar um quarto retrô. Mas, é claro, que não para por aí: assim como as salas, este cômodo também é cheio de opções.

Nesse caso, vale investir em móveis retrô, como penteadeiras, mesa de cabeceira, cômoda com gavetas coloridas ou uma cabeceira estofada. Além disso, não se esqueça dos itens decorativos que podem fazer toda a diferença, como os quadros, o abajur e uma luminária amarela ou vermelha, por exemplo.

Outra opção pra lá de criativa é a exposição de fotos impressas. Nesse caso, você pode apostar tanto no porta-retrato, quanto no varal de imagens. E, antes de revelar, vale editar os arquivos e transformá-los em preto e branco ou aplicar o tom sépia, que remete ao antigo.

Decoração retrô: por onde começar?

Para arquitetar sua decoração retrô, é importante listar todos os itens que você deseja comprar, sejam eletrodomésticos, eletroportáteis ou objetos decorativos. Aqui, na Marabraz, você encontra diversas opções que podem te ajudar nessa missão, como quadros, luminárias, abajures, penteadeiras e muito mais!

Fonte: Mara Braz

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium