Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 Histórias do Piauí
R10 Histórias do Piauí
Histórias que marcam o Estado.
Piauí Conheça
29/07/2020 17h14
Por: Bruna Dias

Família investe no turismo local e cria Quintal do Curiólogo no Piauí

Há 500 metros do Parque Nacional de Sete Cidades, na comunidade Vamos Vendo, Zona Rural do município de Piracuruca, uma família decidiu investir na criação de um parque que se tornou um famoso ponto turístico da região. Chama-se Quintal do Curiólogo, um espaço repleto de belas paisagens e grandes aventuras.

O local é um empreendimento da família do guia Osiel Monteiro. O nome do quintal faz alusão à curiosidade das pessoas que, para ele, é algo que faz parte da natureza do ser humano. Com a transformação do quintal em ponto turístico, Osiel contou que o espaço ajudou a fortalecer o turismo da comunidade.

Casas construídas em rochas no Quintal do Curiólogo, no Piauí — Foto: TV Clube
Casas construídas em rochas no Quintal do Curiólogo, no Piauí — Foto: TV Clube

“Eu sempre digo pra pessoas, é o ser humano curioso casado com a prudência. É assim os curiosos. Vem de curiosidade. O quintal foi criado sob essa fantasia, mas pra mostrar que estamos abrindo mão do nosso egoísmo enquanto ser humano mostrando a nossa cultura, pois aqui praticamos o turismo de vivência, o ecoturismo, fortalecendo o turismo de base comunitária, aqui na comunidade ˜Vamos Vendo˜, onde fica o nosso quintal”, afirmou.

Fundado em 2012, o quintal possui cerca de 21 hectares e apresenta passeios a pés e de bicicleta, como as trilhas, muito procurada pelos turistas. “A partir daí, temos o circuito de bike, a geologia, a permacultura que são as casas feitas em cima das árvores e das rochas onde as pessoas podem visitar e acampar”, contou Osiel.

Outro famoso cartão postal do Quintal do Curiólogo é a Pedra do Amor. Conforme Osiel Monteiro, são duas rochas que dependem uma da outra, ou seja, se tirar uma, a outra cai e vice-versa.

“É um dos cartões postais do quinta, a pedra do amor. Não é porque o atrativo geológico forma um coração, mas e porque são duas rochas que dependem uma da outra. se eu tirar essa, a pedra cai. Na questão do amor, para estar de pé, precisam estar juntos. Por isso batizamos como a pedra do amor”, comentou.

O Quintal do Curiólogo também apresenta a Casa do Mirante, um lugar com uma vista bastante privilegiada. São quatro casas, sendo duas feitas em cima de árvores e outras duas em cima de rochas. Da Casa do Mirante é possível ver a serra negra do Parque de Sete Cidades. Pela noite, o visitante consegue ver as luzes de uma usina próxima.

Os turistas podem realizar a visita ou agendar uma pernoite. No momento, o Quintal do Curiólogo se encontra temporariamente fechado. Mas, em breve, o espaço será aberto para muitas aventuras.

Fonte: G1
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp