Sábado, 16 de Janeiro de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

26°

23° 36°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Utilidade Pública
R10 Utilidade Pública
Tudo sobre utilidade pública.
Geral Decisão
30/07/2020 15h28
Por: Bruna Sampaio

Timon não vai seguir Teresina em lockdown no fim de semana

A decisão foi adotada após reunião realizada na manhã de hoje.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Considerando um levantamento criterioso da atual situação epidemiológica do município, em relação à pandemia da COVID-19, a Prefeitura Municipal de Timon decidiu não acompanhar a capital Teresina, nos próximos dois fins de semana de lockdown.

A decisão foi adotada após reunião realizada na manhã de hoje, (29/7), pelo Comitê Gestor de Enfrentamento da Pandemia e se baseia em pontos importantes, como a taxa de transmissão do vírus (R0/Rt) que caiu para 0,74 na 30ª semana epidemiológica.

Em casos assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda iniciar a flexibilização de atividades econômicas, quando o Rt fica abaixo de um. O estudo está sendo feito por profissionais contratados pela prefeitura para avaliar 12 semanas epidemiológicas.

Continua depois da publicidade

Outro ponto a ser considerado, é a quantidade de pessoas que está buscando os serviços de saúde nas UBSs. Com base em relatórios, o número de atendimento diário caiu de 600 para cerca de 350.

“Podemos destacar ainda entre os fatores, a ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria, que nesse momento está inferior a 50%." Reforça Jeferson Veras, secretário de planejamento.

Sobre o isolamento social, também se concluiu que a média em dias úteis da semana passada, era de 42%. Da última segunda-feira até o momento, o índice de redução registrado foi de apenas 1%.

Continua depois da publicidade

"Isso nos faz compreender que as pessoas que estavam saindo, ou permanecendo em casa, continuam seguindo a mesma rotina. As coisas estão estabilizando e isso é muito animador. O que não quer dizer que devemos relaxar nos cuidados", enfatiza Vitor Hugo, secretário de parcerias e investimentos.

É o que reafirma João Batista, secretário de Administração."Estamos com taxas favoráveis em relação à cidade de Teresina. E isso nos exige manter todos os cuidados de higienização, com medidas preventivas e protetivas já implantadas, inclusive com as atividades comerciais permitidas em funcionamento. Será um termômetro para sabermos de fato qual é o impacto real dessa reabertura comercial na pandemia", explica João Batista, secretário de Administração.

Embora sem lockdown nesse fim de semana, o município de Timon irá adotar algumas medidas como, a realização a interdição da Ponte Metálica no sábado (1) e domingo (2), e barreiras sanitárias nas pontes que dão acesso à cidade.

Continua depois da publicidade
Fonte: Prefeitura de Timon
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®