Quarta, 30 de setembro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Governo Setembro 2
Professor Ricardo Ribeiro

Professor Ricardo Ribeiro

@profricardoribeiro Pedagogo, Consultor Educacional e pedagógico , Coordenador de Ensino Digital, membro da Associação Brasileira de Educação a Distância. Um apaixonado por Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento Pessoal.
Educação - Home office

Postada em 03/08/2020 ás 15h00 - atualizada em 03/08/2020 ás 15h05

Publicada por: @profricardoribeiro

Modelo Home Office deve ser tendência após a pandemia?
Especialista fala sobre o futuro do trabalho remoto.
Modelo Home Office deve ser tendência após a pandemia?

Foto: Ana Flávia.

A princípio o trabalho em casa, o famoso home office, foi a alternativa encontrada pelas empresas para enfrentar o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Passou a ser a solução encontrada para continuarem ativas no momento em que as atividades econômicas tiveram que ser interrompidas, pelo menos de forma presencial. 

O trabalho a distância, no início, foi difícil para a grande parte de colaboradores habituados ao trabalho presencial, mas com o tempo, as empresas criaram algumas estratégias para manter as equipes integradas como: rodas de discussão, happy hours virtuais, homenagens, dentre outras, a ponto de hoje, esse modelo se tornar uma tendência no mundo, mesmo com o fim da pandemia.  

Muitas empresas já planejam o retorno do trabalho presencial aliado a esse novo modelo, ou seja, um esquema de trabalho que mescla o presencial e o remoto. Outras, dependendo da função do colaborador, planejam a continuação do home office. Enfim, as empresas assim como seus colaboradores possuem um novo olhar para esse trabalho prestado de casa e não pretendem excluí-lo de sua rotina.

Para a administradora e coordenadora dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos da Estácio Teresina, Ana Flávia Avelino, para muitas empresas o fim do isolamento social não significa o fim do home office. Grande parte das empresas no mundo tiveram que se ajustar a essa realidade que foi uma barreira no início, mas a adaptação e o sucesso fizeram com que essa novidade ganhasse força, a tal ponto que o home office continuará, mesmo que de forma mesclada com o presencial, a fazer parte da nossa realidade.

"No começo da pandemia muitas organizações tiveram que se reinventar. E a grande lição e talvez o segredo do sucesso desse modelo esteja justamente nessa reinvenção. As empresas começaram a visualizar novos horizontes, novas oportunidades de negócios", conta a coordenadora, que aproveita para dar algumas dicas para melhor produtividade durante o home office:

- Estabelecer um horário de expediente

- Planejamento diário/semanal

- Escolher um local adequado para o trabalho

- Trajes alinhados com a rotina de trabalho

- Ter momentos de descontração com os colegas de empresa

Ana Flávia acredita que o contato com os colegas de trabalho é imprescindível, por isso muitas organizações planejam o retorno presencial, mesmo que aliado ao home office. Essa medida dá segmento ao negócio, ao tempo que reforça as medidas de segurança tão necessárias nesse período de pandemia. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Estácio Teresina.

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium