Quarta, 08 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Geral - Reunião

Postada em 06/03/2018 ás 10h06 - atualizada em 06/03/2018 ás 15h39

Publicada por: Bruna Sampaio

Governadores do Nordeste se reúnem em Teresina para discutir segurança
O objetivo é discutir a implementação de um plano de segurança comum a todos os estados.
Governadores do Nordeste se reúnem em Teresina para discutir segurança

Foto: R10

Os nove governadores do Nordeste discutem nesta terça-feira (6), a implementação de um plano de segurança comum a todos os estados, assim como o desenvolvimento de políticas públicas para o setor. A reunião acontece no espaço Coco Bambu, em Teresina.

Também está sendo analisada a criação de um fundo nacional para segurança. A proposta foi apresentada pelo Governo Federal, na última quinta-feira (1º), em reunião com os líderes estaduais de todo o Brasil.

"Temos conversado muito, nós governadores, da importância desse tema. Tivemos uma agenda com o presidente da República. Na oportunidade, foi apresentada uma alternativa. Estou no meu 3º mandato de governador e estive diversas vezes em agendas tratando do tema da segurança. Um ponto sempre é lembrado, mas não se foi adiante, que é criar um fundo nacional, um plano nacional, um conjunto de medidas para que se possa utilizar no Brasil inteiro", destacou o governador Wellington Dias.

Na oportunidade, os governadores irão ler a Carta de Teresina, um documento redigido por secretários de Segurança e de Justiça de vários estados, que se reúnem também, hoje na Capital, como parte da agenda do Encontro de Governadores do Nordeste.

O documento irá elencar as prioridades a serem trabalhadas no âmbito da segurança pública. Entre os pontos principais, estão a modernização do sistema penitenciário e o combate integrado às organizações criminosas. Também figuram como prioridades a redução do feminicídio e violência contra a mulher; a diminuição de homicídios dolosos e o combate integrado ao tráfico de drogas, armas e proteção das fronteiras.

"Estamos utilizando um sistema, é uma revelação que estamos fazendo, desde o ano passado e com sucesso, que consiste em acompanhar todas as facções, o crime organizado de forma detalhada, através de relatórios que fazem com que a gente consiga trabalhar com ações preventivas", explicou o secretário de Segurança do Piauí, Fábio Abreu.

A meta é agregar as ações de segurança pública criando um sistema regular de financiamento, permitindo que cada estado, dentro de suas necessidades e planejamento, possa fortalecer o setor, com a aquisição de equipamentos, contratação de pessoal e reforço nas políticas salariais. 

“Temos uma necessidade muito grande, maior que a intervenção que o país está fazendo no Rio de Janeiro, de policiar nossas fronteiras, por onde passam toneladas de drogas e milhares de armas que desaguam nos nossos estados", ressaltou o coronel Carlos Augusto, comandante Geral da Polícia Militar do Piauí. 

Governadores presentes no encontro:

PI - Wellington Dias; RN - Robinson Farias; SE -  vice Belivaldo Chagas; PB - Ricardo Coutinho; BA - Rui Costa; CE - Camilo Santana; AL - Renan Filho; PE - Paulo Câmara; MA - Flávio Dino.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Rafael Leitoa destaca transparência e eficiência do governo do Maranhão

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

São João do Arraial tem 36 casos confirmados de Covid-19, 13 estão curados

São João da Serra Por Cosme Jales

Bom atendimento com Entrega rápida é com a FM Gás

Inhuma-PI Por Juerismar Luis

Mais uma obra de grande importância é realizada na zona rural

Oeiras Por R10 municípios

SAAE prossegue com plano de expansão da rede coletora de esgoto em Oeiras

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium