Terça, 29 de setembro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Geral - Em Teresina

Postada em 05/08/2020 ás 16h08

Publicada por: Geysa Silva

Mais de 60% de mortos por Covid-19 tinham problemas cardíacos
Em alguns casos, as vítimas eram acometidas das duas doenças ou de múltiplas comorbidades
Mais de 60% de mortos por Covid-19 tinham problemas cardíacos

Foto: Reprodução

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) alerta que pessoas com doenças crônicas devem ter atenção redobrada com a sua saúde para evitar que sejam contaminadas pelo novo Coronavírus. Dados do setor epidemiológico apontam que mais de 60% dos óbitos por Covid-19 tinham problemas cardiovasculares, incluindo hipertensão, e 34% possuíam diabetes. Em alguns casos, as vítimas eram acometidas das duas doenças ou de múltiplas comorbidades.

Até esta quarta-feira (05), Teresina registrou 745 óbitos por Covid-19. Os dados mostram outras patologias comuns em pacientes que morreram por Covid-19, a exemplo de insuficiência dos rins (8%), doenças neurológicas (8%), obesidade (6%), doenças imunossupressoras (4%), cânceres (3%), doenças pulmonares (3%), asma (1%), entre outras doenças (7%). Foi registrado ainda que 5% eram tabagistas. Em relação à faixa etária, 76% eram pessoas idosas.

Segundo o médico cardiologista Daniel Gonçalves, as pessoas que têm doenças crônicas podem estar com o organismo debilitado e, ao contraírem uma infecção como a Covid-19, podem ter o seu quadro de saúde agravado. “As pessoas com hipertensão e diabetes ou que possuem doenças cardiovasculares, por exemplo, já possuem alteração no seu sistema imunológico e um estado inflamatório crônico e, com a infecção pelo Coronavírus, pode ocorrer um estresse adicional aos órgãos. Isso pode contribuir para que o paciente apresente a forma grave da Covid-19 e também ocasionar a descompensação dessas doenças prévias”, explica.

Ele alerta ainda que as pessoas idosas e com doenças crônicas, que estão no grupo de risco para a Covid-19, devem cuidar bem da sua saúde. “É importante fazer exercício físico em casa, alimentar-se bem, hidratar-se, além de seguir as recomendações de higiene e de distanciamento social. Mas todos devem estar atentos aos cuidados porque há várias nuances dessa doença que ainda não conseguimos compreender: tem pacientes que não tem nenhuma doença ou são jovens e evoluem para óbito”, ressalta.

Fonte: Ascom PMT

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Picos Por Jucelma Sales

PM prende dois homens suspeitos por porte ilegal de munição em Picos

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Preso em Timon jovem filmado carregando corpo do amigo em carro de mão

Barro Duro Por João Paulo

MP de Barro Duro lança campanha exclusiva contra corrupção eleitoral

São Gonçalo do Piauí Por Francisco Myller

Nathan Sousa é um dos selecionados para revista internacional de literatura

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Rádio Comunitária faz trabalho social e ajuda famílias carentes do município

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium