Segunda, 28 de setembro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Educa Mais Full Banner
Floriano

Floriano

Ilizianny de Carvalho Correspondente do município.
Cidades - Floriano

Postada em 05/08/2020 ás 22h30

Publicada por: Ilizianny de Carvalho

Gestores da SMS participam de reunião sobre o Programa Previne Brasil
A reunião aconteceu nesta quarta-feira, 05, no auditório da Estação da cidadania.
Gestores da SMS participam de reunião sobre o Programa Previne Brasil

Foto: Secom

O encontro reuniu coordenadores e diretores da secretaria de saúde de Floriano para esclarecer novo modelo de financiamento, o Previne Brasil, e trocar experiências para organização da Atenção Primária. A reunião aconteceu nesta quarta-feira, 05, no auditório da Estação da cidadania, localizada no Conjunto Pedro Simplício. 

Segundo Meyrilene Ferreira, coordenadora do Planifica em Floriano, a reunião teve como objetivo principal a apresentação dos Consultores do Município no Programa Previne Brasil para acompanhamento e monitoramento das equipes de Atenção Primária a Saúde. “Na oportunidade realizamos uma capacitação com os Coordenadores, Diretores da SMS e gerentes da UBS no que se refere aos processos de trabalho que serão implantados e avaliados”, disse.

A estratégia altera a forma de distribuição de recursos federais para ampliar a quantidade de brasileiros acompanhados nos serviços de saúde da Atenção Primária – área que cuida dos problemas mais frequentes dos brasileiros, como diabetes e hipertensão através de consultas médicas, exames e vacinação.

O novo modelo de financiamento da Atenção Primária tem como base três critérios: 1) o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, em especial as pessoas que participam de programas sociais, crianças e idosos; 2) a melhora das condições de saúde da população com prioridade no tratamento de doenças crônicas como diabetes e redução de mortes de crianças e mães; e 3) adesão a programas estratégicos, como Conecte SUS (informatização) e Saúde na Hora, que amplia o horário de atendimento à população.

“A cada quadrimestre os indicadores serão avaliados e um escore geral será gerado. A remuneração por desempenho irá considerar essa nota e a distribuição dos recursos ocorrerá de mensalmente, sendo revista conforme adequações de metas e de qualidade evidenciada pelo conjunto de indicadores. Para o ano de 2020, sete indicadores serão levados em conta e a cada ano mais sete serão incorporados”, explica James Rodrigues, Secretário de Saúde de Floriano.

PREVINE BRASIL O Programa Previne Brasil, lançado em 12 de novembro pelo Governo do Brasil, objetiva ampliar o cuidado com a saúde dos brasileiros. A iniciativa vai distribuir R$ 2 bilhões a mais de recursos para os municípios que melhorarem a saúde da população. Com isso, 50 milhões de brasileiros que não eram acompanhados, passarão a ser amparados pelos serviços de saúde da Atenção Primária.

 

 

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium