Domingo, 27 de setembro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Governo Setembro 2
Geral - Levantamento

Postada em 11/08/2020 ás 14h26 - atualizada em 11/08/2020 ás 14h46

Publicada por: Geysa Silva

Piauí mantém estabilidade na taxa de transmissão da Covid-19
Mesmo após a reabertura de atividades econômicas, índice se manteve estável no Piauí
Piauí mantém estabilidade na taxa de transmissão da Covid-19

Foto: Divulgação

O Piauí manteve estabilidade na taxa de transmissibilidade do novo Coronavírus após a reabertura dos setores da economia, no mês de agosto. Entre os dias 04 e 08 de agosto, a taxa ficou em 0,74; mesmo índice registrado entre os dias 15 e 18 de julho. 

O relatório aponta que "cada 100 infectados repassava o vírus para outras 74 pessoas. O índice é o menor já registrado no Piauí". A pesquisa foi realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) e foi encomendada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).  

A pesquisadora Ester Miranda, responsável pelo inquérito epidemiológico do Piauí, cita que é preciso ter cautela mesmo com a evidente estabilidade da transmissão da doença no estado. “Estamos em um ótimo caminho, mas ainda é necessário ter cautela, pois essa é uma taxa geral do estado, cada município tem uma situação diferente e alguns começaram a aumentar o índice de transmissibilidade”, explica.

A pesquisadora também fez o alerta para que a atenção seja redobrada para o Sul do Estado, com a intensificação do Programa Busca Ativa, no intuito de rastrear os infestantes e diminuir a transmissibilidade.

Queda de óbitos

O Piauí entra na terceira semana consecutiva de queda no número de óbitos por Covid-19, desde que a pandemia chegou ao estado, em março. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), na 32ª semana epidemiológica, foram registradas 111 vítimas fatais da doença, contra 126 da semana anterior e 32% menor do que na 29ª semana, quando começou a queda.

Quando comparada com a semana 27, em que foi registrado o pico de mortes até agora, com 192 vítimas, a queda é ainda maior: 42%.  A redução de novos óbitos é um dos critérios que a Organização Mundial de Saúde (OMS) usa para indicar possível controle da pandemia.

O índice de ocupação de leitos de UTI também segue caindo: nessa segunda-feira (10), 261 estavam ocupados, representando 57,3% dos 455 leitos existentes, bem abaixo do pico, alcançado em 5 de julho, quando 330 leitos estavam ocupados, 75% do total.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

São Gonçalo do Piauí Por Francisco Myller

Campeonato São-gonçalense de futebol volta sem público no estádio

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Aquecimento do mercado imobiliário em Timon foi destaque no PI TV 2ª edição

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Homem morre após colisão com animal na BR 222 em São João do Arraial

São José do Divino Por R10 municípios

MPPI expede recomendação a partidos políticos e candidatos de S. José do Divino

Piracuruca Por Valdecir Lima & Larícia Castro

MPPI expede recomendação a partidos políticos e candidatos de Piracuruca

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium