Sexta, 24 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

36°

24° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.
Política Índia
13/08/2020 16h46
Por: Jornalista Milton Atanazio

Índia comemora o Dia Nacional do Tear Manual 2020

História, Significado e Celebração

          O Dia Nacional do Tear Manual 2020 é comemorado em 7 de agosto de cada ano para homenagear os tecelões de teares manuais do país. Este ano é comemorado o 6º Dia Nacional do Tear Manual. Vamos ler em detalhes sobre o Dia Nacional do Tear Manual.

Homenagear os tecelões de teares manuais do país
Homenagear os tecelões de teares manuais do país

O dia também se concentra na contribuição do tear manual para o desenvolvimento sócio-econômico do país e para aumentar a renda dos tecelões.:

Continua depois da publicidade

História

Em julho de 2015, o governo da União havia declarado o dia 7 de agosto como Dia Nacional do Tear Manual, com o objetivo de gerar consciência sobre a importância da indústria do tear manual. Em 7 de agosto de 2015, o primeiro Dia Nacional do Tear Manual foi inaugurado pelo Primeiro Ministro Narendra Modi no Salão do Centenário da Universidade de Madras, em Chennai.

Por que o 7 de agosto foi escolhido como o Dia Nacional do Tear Manual?

Para comemorar o Movimento Swadeshi, o dia 7 de agosto foi escolhido como Dia Nacional do Tear Manual. O Movimento Swadeshi foi lançado em 7 de agosto de 1905 na Prefeitura de Calcutá para protestar contra a partição de Bengala pelo governo britânico. O objetivo do movimento era, também, reavivar os produtos domésticos e os processos de produção.

 Celebrações

Devido à pandemia da COVID-19, a data foi comemorada em uma plataforma virtual pelo Ministério dos Têxteis.

O Primeiro Ministro Narendra Modi disse: "o tear manual e o artesanato da Índia abrangem uma gloriosa história de centenas de anos".

Nesse dia, o Conselho de Design da Moda de Índia (FDCI) também se apresenta para empoderar os tecelões. Devido à pandemia da COVID-19, a sobrevivência dos tecelões de teares manuais tornou-se difícil devido à menor demanda. Dessa forma, várias casas de moda e sites de comércio digital se apresentaram para promover os produtos de tear manual e também para difundir a conscientização sobre os teares manuais. Ao manter os produtos de tear manual em jogo, a economia da moda terá um impacto ambiental positivo. O FDCI  lançou campanhas, incluindo o “Meet the Makers” (Conheça quem faz). Um fundo de apoio pela COVID-19 também foi iniciado por eles para apoiar os próximos estilistas em todo o país.

O PM Modi disse em um tweet: "No Dia Nacional do Tear Manual, nós saudamos todos aqueles relacionados ao nosso vibrante setor de teares manuais e artesanato. Eles têm feito esforços louváveis para preservar o artesanato indígena de nossa nação. "Sejamos todos #Vocal4Handmade (vocais pelo artesanal) e fortaleçamos os esforços em direção a um Aatmanirbhar Bharat (uma Índia autossuficiente integrada à economia global

Com informações da Embaixada da Índia em Brasília

Fonte: Embaixada da Índia
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp