Sexta, 13 de Junho de 2025
Portal R10
Sexta, 13 de Junho de 2025
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 Saúde
R10 Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Saúde Novas medidas
21/08/2020 11h26 Atualizada há 5 anos
Por: Redação

Conselho aponta diretrizes para volta de procedimentos cirúrgicos no PI

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) anunciou novas diretrizes para o retorno de atendimentos cirúrgicos/hospitalares com orientações para a prevenção e o controle das infecções causadas pelo coronavírus (SARS-CoV-2).

As medidas foram adotadas com referência ao documento intitulado “Orientações para o retorno de cirurgias eletivas durante a pandemia de COVID-19”, elaborado pelas seguintes instituições: Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH) e Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA).

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Considerando os dados oficiais divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) e pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), observa-se uma diminuição dos índices de ocupação dos leitos hospitalares, de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e uma demanda crescente quanto aos procedimentos eletivos, tendo em vista o retorno do atendimento no ambulatório do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA) e no ambulatório azul do Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Por conta disso, o CRM-PI resolveu adotar diretrizes para o retorno dos procedimentos cirúrgicos/hospitalares com restrições que deverão ser adotadas.

“SOBRE ATENDIMENTOS CIRÚRGICOS:

1. Considerar todos os itens anteriores em relação à higienização do ambiente e mobiliário, distanciamento, EPIs, acompanhantes, representantes comerciais, testagens dos profissionais de saúde e colaboradores.

2. Levar em consideração a ponderação da indicação de cirurgias e procedimentos invasivos eletivos em pacientes portadores de risco para a forma grave da Covid-19. Devem ser priorizadas cirurgias oncológicas, transplantes, traumas, pacientes em sofrimento intenso ou risco de infecção.

3. Esclarecer e informar o paciente sobre a progressão atual da pandemia, o conhecimento atual sobre a doença e a evidência de que pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos que desenvolveram Covid-19 no pós-operatório imediato evoluíram com maior gravidade da doença, mediante assinatura de termo de consentimento livre e esclarecido sobre Covid-19 (ANEXO I).

4. Considerar o limite de 50% (ciquenta por cento) da capacidade instalada do bloco cirúrgico nos próximos 60 (sessenta) dias.

5. O funcionamento do bloco cirúrgico deve seguir as especificações de cada instituição, sob responsabilidade do diretor técnico, contanto que não sejam conflitantes com as normas sanitárias vigentes.

6. O funcionamento dos setores de internação deve respeitar a diferenciação de pacientes Covid-19 e não Covid-19. Os pacientesÂÂ internados para cirurgias eletivas devem apresentar testagem negativa e ficarem em blocos ou áreas diferenciadas, seguindo fluxos individualizados e não cruzados.

SOBRE HOSPITALIZAÇÃO PARA TRATAMENTOS CLÍNICOS E PÓS-OPERATÓRIOS NÃO COVID-19:

1. Considerar todos os itens anteriores em relação à higienização do ambiente e mobiliário, distanciamento, EPIs, acompanhantes, representantes comerciais, testagens dos profissionais de saúde e colaboradores.

2. O funcionamento dos setores de internação, enfermarias e apartamentos deve respeitar a diferenciação de pacientes Covid-19 e não Covid-19, com fluxos individualizados e não cruzados.

3. Limitar número de visitantes, não permitindo mais que 01 (um) acompanhante por paciente.”

Fonte: CRM-PI
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp