Segunda, 23 de Maio de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

31°

22° 32°

Teresina - PI

Últimas notícias
Curiosidades
Curiosidades
Coluna de notícias curiosas.
Entretenimento Confira!
03/09/2020 10h25 Atualizada há 2 anos
Por: Francine Dutra

Bezerra assusta moradores após nascer com duas cabeças

Uma bezerra nasceu com duas cabeças, na segunda-feira (31), em um sítio na zona rural de Lima Duarte, em Minas Gerais.

Segundo o produtor rural e proprietário da fazenda, conhecido como Ronaldo Leiteiro, o animal foi gerado por um casal de irmãos. Ele acredita que a consanguinidade possa ser o motivo da malformação.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma foto do animal, que morreu logo após o parto, foi publicada nas redes sociais da filha de Ronaldo, Flaviana Alves. “Vaca pegou cria do irmão. Fica de exemplo para todos, para que não aconteça", postou.

Ao G1 ela afirmou que o pai trabalha no sítio há cerca de 27 anos e nunca viu isso acontecer. “Ele não imaginava”. Segundo ela, só depois do nascimento é que Ronaldo se lembrou que era fruto de um cruzamento entre irmãos.

O produtor rural gravou um vídeo para as redes sociais, mostrando o animal e alertando a população sobre casos de malformação por consanguinidade. “Nasceu com dois focinhos, duas cabeças, quatro olhos e duas bocas”, ele diz no vídeo.

Dicefalia

O veterinário e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Jefferson Filgueira Alcindo, explicou que a malformação ocorrida no animal é chamada de "dicefalia".

"Essa deficiência é de origem embriológica e ocorre pela duplicação das placas neurais que resulta em duas cristas neurais, parcialmente ou totalmente duplicadas", explicou.

Segundo Jefferson, o gene da dicefalia é recessivo, ou seja, transmitido apenas na ausência de um gene dominante. Dessa forma, é possível que animais nasçam com essa malformação, mesmo que não sejam fruto de consanguinidade.

"Mas a probabilidade aumenta quando há a consanguinidade. Pois há uma chance maior da união de dois genes recessivos com mutação no genótipo do animal".

Jefferson explica, também, que casos como esse podem ocorrer por fatores ambientes, como o uso de certos vermífugos, ingestão de plantas tóxicas, algumas deficiências minerais e alguns vírus, como o da diarreia viral bovina.

Fonte: G1
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp