Iniciou nessa quarta-feira (2) a 77ª edição do Festival de Veneza em meio a rígidas medidas sanitárias e a uma cerimônia de abertura totalmente adaptada aos critérios estabelecidos pela pandemia.
»'Bacurau' leva prêmio de melhor filme estrangeiro em Toronto, no Canadá
»'Bacurau' é indicado ao Spirit Awards, o Oscar do cinema independente
O fechamento das salas, a interrupção das filmagens e o cancelamento dos festivais tiveram graves consequências econômicas e colocaram todo o setor em risco, que resiste e se reinventa diante do cenário atual.
A atriz italiana Anna Foglietta, madrinha do festival, desfilou sozinha no tapete vermelho em frente ao Palácio do Cinema blindado, com os convidados usando máscaras e posicionados de modo a manter o distanciamento. "Temos o dever e o poder de construir o mundo vindouro", diz a atriz.
"Depois de tantos meses de confinamento e bloqueio, é preciso ter coragem de reabrir as salas de cinema, voltar a produzir filmes, fazer bons produtos para convencer o público de que é hora de sair de seu apartamento para voltar aos cinemas", afirmou o diretor da Mostra, Alberto Barbera, em entrevista à AFP.
Os organizadores tiveram que montar um muro de aproximadamente dois metros de altura, ao longo de uma das laterais do tapete vermelho, em frente ao Palácio do Cinema.
Fotógrafos e cinegrafistas se posicionam em degraus numerados e à distância, todos estritamente vestidos de preto, incluindo a máscara. É a imagem simbólica da nova edição do festival, sem caçadores de selfies ou autógrafos.
O primeiro grande festival internacional a ser realizado em meio à pandemia, tem duração de dez dias e vai até 12 de setembro. acontece contra todas as probabilidades, apesar da redução do número de convidados e sessões paralelas.
O protocolo exige o uso da máscara dentro e fora das salas, cuja capacidade foi reduzida para 50%. Os participantes devem reservar ingressos para todas as sessões, incluindo coletivas de imprensa, e devem passar por um controle de temperatura para entrar.
O sistema é tão eficiente que indica o assento reservado, facilitando o rastreamento da pessoa em caso de sintomas.